Prefeitura de Dourados discute Revisão do Plano Diretor em agosto
Reuniões com representantes de entidades e população em geral podem apontar "A Cidade que Queremos"
EM DOURADOSA Revisão do Plano Diretor de Dourados entra na sua terceira etapa e, em agosto, estão agendadas uma série de encontros com a sociedade para discutir o diagnóstico apontado pelas duas primeiras e diretrizes para as próximas. No dia 4 está marcada a audiência pública “A Cidade que Queremos”.
A empresa Alto Uruguai é a responsável pela execução da Revisão do Plano Diretor e já cumpriu duas etapas desde o início dos trabalhos, em março de 2020, quando o contrato foi assinado. Agora, duas arquitetas vão estar em Dourados na primeira semana de agosto para uma série de encontros com a equipe técnica da Prefeitura e com representantes da sociedade civil.
Objetivo agora é discutir propostas. “As duas primeiras etapas apontaram a cidade que temos. Agora vamos discutir com os douradenses em uma série de reuniões a cidade que queremos. É uma etapa de propostas, de se comunicar com a população douradense, reunir ideias e formalizar uma proposta para Dourados ser a cidade que queremos”, explica a arquiteta Ana Luiza Ávila de Lima, responsável pela coordenação e fiscalização do Plano Diretor.
De acordo com Ana Luiza, é o Plano Diretor que determina as diretrizes básicas do desenvolvimento do município, como regras viárias, de edificação, parcelamento e uso do solo, entre outros temas e promove o diálogo entre os objetivos sociais, econômicos e ambientais para as cidades. “É no Plano Diretor que se avalia o macrozoneamento do município, observando as vias de escoamento de produção, circulação de veículos, modal rodoferroviário, acessos às zonas urbanas, distritos e suas funções de apoio à zona rural, reservas indígenas, além da identificação das diversas Zonas Especiais”, completa a arquiteta.
Diálogo com a Sociedade - Para cumprir essa etapa, estão previstas oficinas técnicas entre os dias 1º e 6 de agosto. Nos três primeiros dias com o Conselho Municipal (CM) e nos demais com o Núcleo Gestor Participativo (NGP). “O NGP vai se reunir no dia 28 de julho para analisar pré-propostas. O grupo é composto por pessoas que representam 33 entidades do município. É a forma que se tem de fazer a conversa do setor público com o setor privado por meio dos representantes da cidade”, explica Ana Luíza.
As Oficinas Comunitárias funcionam como uma conversa direta com a população e estão agendados cinco encontros. No dia 1º de agosto na Escola Municipal José Eduardo Canuto, Distrito de Itahum; dia 2 na Escola Municipal Neil Fioravanti, Parque dos Coqueiros; dia 3 do Distrito de Vila Vargas, dia 5 na Escola Municipal Aurora Pedroso, Parque Alvorada; dia 6 na Escola Municipal Tengatui Marangatu, Aldeia Bororó.