UEMS destina cotas para travestis, transexuais e transgêneros em MS
Os candidatos aprovados devem apresentar no ato da matrícula, a título de comprovação do direito ao ingresso por essa ação afirmativa
EDUCAÇÃOA Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) está entre as instituições brasileiras de ensino superior que promovem ações afirmativas para candidatos autodeclarados transexuais, travestis e transgênero. A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPPI) da Universidade aprovou a destinação de 5% das vagas para candidatos transexuais e travestis nos programas de Pós-Graduação da UEMS. A decisão garante que esses grupos tenham acesso à pós-graduação como incentivo à Visibilidade Trans na comunidade LGBTQIA+ de Mato Grosso do Sul.
Os candidatos aprovados devem apresentar no ato da matrícula, a título de comprovação do direito ao ingresso por essa ação afirmativa, um documento de autodeclaração, conforme Deliberação nº 306, da Câmara de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (CPPGI) do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul destina um total dez vagas para ações afirmativas entre os cursos de Agronomia, Letras, Matemática, Profissional em Educação e Recursos Naturais. A reserva das cotas para esses grupos é de responsabilidade dos cursos contemplados pelo sistema de ações afirmativas.
A professora de Língua Inglesa, Tattiana Alves Prado realiza curso de mestrado em Educação no campus de Paranaíba. Ela descobriu que podia ingressar na Pós-Graduação como cotista transexual por meio de informações compartilhadas por um amigo próximo. “Ele estava se inscrevendo e me incentivou a ingressar, pois as cotas para transexuais sempre ficavam sem candidatos”.
Tattiana Alves Prado explica que começou a se prostituir na adolescência para obter renda, por causa da dificuldade em conseguir um emprego formal. Ela é bolsista do Programa Institucional de Bolsas aos Alunos de Pós-Graduação (PIBAP) e a reserva de vagas para pessoas transexuais e travestis incentivou sua participação no processo seletivo da Pós-Graduação da Universidade Estadual. “Em nenhum momento fiquei com receio das cotas, pelo contrário, me incentivou”.