TRE presta homenagens na comemoração dos 30 anos
HomenagemA Crítica, que integra o Grupo Feitosa de Comunicações, foi um dos veículos de comunicação homenageados pela contribuição que deram ao bom funcionamento da Justiça Eleitoral nestas três décadas. O jornal esteve representado pelo jornalista Enrico Feitosa, diretor da FM Transamérica Campo Grande .
“A homenagem é para as autoridades, instituições e veículos de comunicação que colaboraram para que o TRE tivesse projeção. São ex-governadores, militares, a Assembleia Legislativa, juízes eleitorais e os que foram componentes do TRE”, explicou o presidente do Tribunal, Desembargador Luiz Carlos Santini. Segundo Santini, desde a 1ª eleição, em 1982, os resultados não tiveram contestação o que comprova o bom trabalho feito pelo tribunal.
Dois ex-governadores compareceram à solenidade: Marcelo Miranda e Zeca do PT.
O ex-governador petista disse que a homenagem recebida por ele era “mais uma manifestação de carinho do que por merecimento”. As comemorações foram abertas pela manhã com palestras sobre Direito Eleitoral.
Entre os palestrantes o Juiz e Diretor da Escola Judiciária Eleitoral do Mato Grosso do Sul, Marco André Nogueira Hanson. Logo após, o Procurador da República e Procurador Regional Eleitoral de Minas Gerais, José Jairo Gomes ministrou a palestra “Aspectos da Mini reforma Política e a Perda do Mandato Eletivo.
Em seguida, aconteceu a palestra “O Poder de Polícia do Juiz nas Eleições Gerais”, por Olivar Augusto Coneglian, Juiz de Direito do MS e professor da Escola Superior da Magistratura do MS (Esmagis).
Posteriormente, houve a apresentação do projeto “Voto Sem Barreiras”, desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia e Informação do TRE-MS. Projeto este que visa facilitar o voto de eleitores com deficiência auditiva. À tarde, as Meninas Cantadoras de Porto Murtinho se apresentaram. Depois, foi lançado a pasta ECO URNA do TRE-MS.
Esta pasta de notebook foi desenvolvida a partir da reciclagem das antigas urnas de lona da Justiça Eleitoral, tendo sido produzidas pelas detentas do Presídio Feminino Irma Zorzi de Campo Grande, através do projeto “Vestindo a Liberdade”. Também foi lançado o carimbo comemorativo aos 30 anos da Justiça Eleitoral no MS pelos Correios.