Cartão de crédito é o principal motivo do endividamento das famílias da Capital
Em números absolutos são 193.209 famílias endividadas em maio
DÍVIDASO nível de endividamento das famílias de Campo Grande registrou uma queda no mês de maio, e segundo os números foram divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o cartão de crédito ainda é o principal motivo com 70,4%. Além do cartão, carnês (20,9%) e financiamento de casa (15,5%) são os itens que mais comprometem o salário das famílias pesquisadas. Desse total, 28,9%% têm contas em atraso e 12,2% não terão condições de pagar as dívidas.
Em números absolutos são 193.209 famílias endividadas em maio. No total houve uma nova redução no mês de maio, com 60,6%, contra 61,8% em abril. Em março, o índice foi de 62,7%. Quando perguntando se essas pessoas teriam condições de pagar essas contas atrasadas, a maioria diz que não (42,1%).
"Esses números são importantes pois mostram uma reação neste cenário econômico– ainda que tímida –, pois há um percentual de famílias que voltam a ter crédito. Em março, eram 15,5% das que não tinham condições de pagar a dívida. Apesar de ainda estarmos em um cenário instável, são números que apontam um segundo semestre mais favorável para o comércio", afirma a economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS (IPF-MS), Regiane Dedé de Oliveira.