Projeto Pantera recebe moção de congratulação de Paulo Duarte
Coordenado pelo Instituto Homem Pantaneiro (IHP), em Corumbá (MS), projeto promete combater incêndios florestais na região pantaneira
CONGRATULAÇÕESO Projeto Pantera, coordenado pelo Instituto Homem Pantaneiro (IHP), em Corumbá (MS), promete combater incêndios florestais na região pantaneira de forma quase imediata. Por essa iniciativa e pelos relevantes serviços prestados no combate ao fogo na Serra do Amolar, o IHP recebeu do deputado estadual Paulo Duarte (PSB) uma moção de congratulação durante a sessão ordinária desta quinta-feira (2), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.
Com o Projeto Pantera, a estrutura tecnológica de cinco câmeras de 360°, quase 500 mil hectares rastreados, 300 quilômetros do Rio Paraguai cobertos, o fogo que demorava horas para ser detectado, agora, será visto em apenas três minutos. Essa tecnologia, até então usada apenas em reflorestamentos, começará a operar na Serra do Amolar no próximo dia 8 de junho.
As câmeras têm alcance médio de 40 quilômetros, e podem chegar a 50 quilômetros, dependendo das condições do ambiente. As imagens serão transmitidas em tempo real e o equipamento é mantido com energia solar. “Iniciativas como essa do Instituto Homem Pantaneiro são essenciais para a preservação do Pantanal e toda a sua biodiversidade. Sabemos também que o reconhecimento é uma das formas de incentivar a realização de projetos desse porte, assim como é importante prestigiar quem presta relevantes serviços para a nosso Estado”, comenta o deputado Paulo Duarte ao apresentar a moção em plenário.