Da Redação | 27 de maio de 2022 - 09h30

Herbert Covre contribui com artigo em livro que homenageia os 80 anos do jurista Celso Lafer

O professor de Filosofia do Direito é um dos autores do volume 1 da obra "Múltiplos Olhares sobre o Direito Uma Homenagem aos 80 anos"

LITERATURA
O professor de Filosofia do Direito e de Teoria Geral do Direito e da Política, Herbert Covre Lino Simão e o ex-ministro de Relações Exteriores e ex-ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Celso Lafer - (Foto: Divulgação)

Docente na ESMAGIS (Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso do Sul) e na Faculdade Insted, o professor de Filosofia do Direito e de Teoria Geral do Direito e da Política, Herbert Covre Lino Simão, é um dos autores do livro "Múltiplos Olhares sobre o Direito – Uma Homenagem aos 80 anos", volumes I e II, escrito para celebrar as oito décadas do ex-ministro de Relações Exteriores e ex-ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Celso Lafer, que é acadêmico da ABL (Associação Brasileira de Letras) e professor Emérito de Filosofia do Direito da Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo).


O professor de Filosofia do Direito e de Teoria Geral do Direito e da Política, Herbert Covre Lino Simão e o ex-ministro de Relações Exteriores e ex-ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Celso Lafer

Lançada durante noite de autógrafos realizada na quarta-feira (25/05), na Casa Museu Emma Klabin, em São Paulo (SP), a obra, que tem textos de diversos autores, é um reconhecimento a Celso Lafer pela vida dedicada ao Direito, à Diplomacia e ao ensino acadêmico. Para Herbert Covre, foi uma honra receber o convite para participar do livro. "Em 2018, escrevi em ensaio sobre o pintor Lasar Segall e o dediquei ao professor Celso Lafer, profundo conhecedor da obra do artista", recordou.

Ele acrescenta que conheceu o professor Celso Lafer nas aulas de Filosofia do Direito ministradas por ele junto com o professor Tercio Sampaio Ferraz Júnior, na pós-graduação da USP. "Eu assistia essas aulas como ouvinte. Foi uma experiência marcante na minha decisão em me tornar professor de Filosofia do Direito. Hannah Arendt, Octavio Paz, Norberto Bobbio, Alexis de Tocqueville são autores que aprendi a ler e a admirar. E a reler", afirmou.


Celso Lafer e o ex-presidente da República Michel Temmer

Herbert Covre reforça que a noite do lançamento do livro foi digna de um professor emérito da USP. "O professor Tercio Sampaio discursou com elegância em nome dos autores e, no seu pronunciamento, o professor Celso Lafer demonstrou todas as qualidades que fazem dele um dos intelectuais mais importantes de sua geração", relatou, informando que o seu artigo para o livro levou o título de "Celso Lafer e a Estética de Lasar Segall".

Saiba mais sobre a obra

Coordenada pelos docentes da FDUSP, Ari Marcelo Solon, Cláudia Perrone-Moisés, Elza Boiteux, Fernando Menezes de Almeida, Gustavo Monaco e Nina Ranieri, a publicação traz textos de vários autores. Dentre os quais estão Fábio Konder Comparato, Tercio Sampaio Ferraz Junior, Odete Medauar e ministros de Tribunais Superiores, como Edson Fachin.

Na Faculdade de Direito do Largos de São Francisco, Celso Lafer foi chefe do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito. Na carreira diplomática e demais, foi ministro das Relações Exteriores por duas vezes e ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, embaixador e membro da Academia Brasileira de Letras. Isso tudo sem mencionar a extensa lista de honrarias, prêmios, ordens de mérito e medalhas recebidas.


Celso e Mary Lafer

Nesse período, em que a diplomacia do governo ganha contornos nada diplomáticos, a importância de Celso Lafer tem ainda mais notoriedade. Afinal, para além da experiência de ter sido um dos responsáveis pela organização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (A Rio 92), quando da primeira vez à frente do Itamaraty, dedicou toda a vida em prol das relações e do bem-estar da humanidade. Recentemente, ele disse: "entendo que a tarefa da política externa como uma política pública é a de traduzir necessidades internas em possibilidades externas".

Contribuição

São autores do volume 1, com 768 páginas: José Goldemberg, Claudia Perrone-Moises, Maria Arminda do Nascimento Arruda e Rodrigo Correia do Amaral, Eugênio Bucci e Carlos Eduardo Lins da Silva, Violon, Walnice Nogueira Galvão, João Roberto Faria, Ari Marcelo Solon, Herbert Covre Lino Simão, Newton De Lucca , Márcia Hoffmann do Amaral e Silva Turri, Bethania Assy, Carlos Eduardo Batalha, Jacques Marcovitch, Rubens Barbosa, Irineia Maria Braz Pereira Senise, Fernando Menezes de Almeida,, Alfonso Ruiz Miguel , Tercio Sampaio Ferraz Junior, Rodrigo Cadore, Elza Boiteux , Orlando Villas Bôas , José Antonio Dias Toffoli , Paulo Henrique Rodrigues Pereira , Ricardo Spindola Diniz, Ricardo Pereira Junior , Adriano Correia , Alfredo Attié Junior, Mara Regina de Oliveira , André Lucenti Estevam , Teresa Ancona Lopez, Manoel Gonçalves Ferreira Filho , José Carlos de Magalhães , Marco Aurélio Mello , Eduardo Bittar , Joaquim Falcão, Flavia Piovesan e Bruno Barbosa Borges, Odete Medauar, Carlos Otávio Bandeira Lins.


Capa do livro

São autores do volume 2, com 784 páginas: Fábio Konder Comparato, Hugues Fulchiron, Wolfgang Heuer, Samuel Rodrigues Barbosa, Nina Beatriz Stocco Ranieri, José Levi Mello do Amaral Junior, Ísis Aparecida Conceição, Camila de Jesus Mello Gonçalves, Pedro B. de Abreu Dallari, Judith Martins-Costa e Pietro Weber, Solano de Camargo, Luiz Edson Fachin e Roberto Dalledone Machado Filho, Joaquim Carlos Salgado e Ricardo Henrique Carvalho Salgado , Guilherme Assis de Almeida, Marcelo de Azevedo Granato , Laura Souza Lima e Brito, Camila Perruso , Daniela Batalha Trettel e Davi Quintanilha Failde de Azevedo, Ana Paula Magna da Silva Frasca Castelhano, Angela Limongi Alvarenga Alves, André de Carvalho Ramos, Synésio Sampaio Goes Filho, Osmar Chohfi, Laura de Mello e Sousa, Masato Ninomiya, Gelson Fonseca Jr., Mario Losano, Eduardo Tomasevicius Filho, , Rubens Ricupero, Gustavo Ferraz de Campos Monaco, Geraldo Miniuci e José Augusto Fontoura Costa, Livia Gaigher Bósio Campello e Rafaela de Deus Lima, Alberto do Amaral Junior e Daniel Damásio Borges, Umberto Celli Junior, Murilo Gaspardo, Rui Manuel Moura Ramos, Nadia de Araujo.