Patrícia Martins | 25 de maio de 2022 - 16h15

Campo Grande volta a sediar o Campeonato Centro-Oeste de Boxe após quatro anos

Para assistir às lutas basta levar três quilos de alimento não-perecível

CAMPEONATO CENTRO-OESTE DE BOXE
O evento, que volta a acontecer após quatro anos, teve as últimas três edições realizadas em Mato Grosso do Sul: em 2016 e 2017 em Campo Grande e 2015, em Três Lagoas - (FOTO: Divulgação/FUNDESPORTE)

Começa nesta quinta-feira (26) e segue até o próximo sábado (28), o Campeonato Centro-Oeste de Boxe 2022, no ginásio da Escola Estadual Lúcia Martins Coelho, em Campo Grande. A competição retorna à capital após quatro anos, as últimas três edições realizadas em Mato Grosso do Sul foram em 2016 e 2017 em Campo Grande e 2015, em Três Lagoas. Para assistir às lutas basta levar três quilos de alimento não-perecível. 

A solenidade de abertura está marcada para esta quinta-feira (26), às 17 horas e na sexta-feira (27) tem o início das lutas para o mesmo horário. Já no sábado (28), serão duas sessões: 9h30 e 17h30. Segundo a Federação de Boxe de Mato Grosso do Sul (FDBMS), serão aproximadamente 88 lutas no total, com média de 22 lutas por cada sessão.

Participarão do evento boxeadores campeões de sete estados: Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Paraná, São Paulo, Tocantins e Rio Grande do Norte e Distrito Federal. O Centro-Oeste de Boxe homenageará um dos fundadores da competição em 1995, o ex-atleta e ex-presidente da Federação de Mato Grosso, Sebastião Borges. 

O diretor de seleções da (FDBMS), Paulo Britto comenta quem gosta do esporte, não sairá decepcionado. “O amante do boxe vai ter a oportunidade de assistir combates envolvendo alguns dos melhores do Brasil. Isso significa lutas de primeiríssima qualidade”. 

Neste ano, o campeonato será disputado nas classes elite (19 a 40 anos) e juvenil (17 e 18 anos). Na primeira, a disputa será nas categorias 51 kg, 57 kg, 63,5 kg, 71 kg, 75 kg, 80 kg, 92 kg e mais de 92 kg. Já a segunda nos 60 kg, 63,5 kg e 75 kg.

Mato Grosso do Sul contará com 11 atletas

Mato Grosso do Sul contará com 11 atletas, sendo um em cada uma das categorias de peso e classe. Um dos destaques é Valdeir Célio (71 kg elite), com trajetória e conquistas internacionais e nacionais. O pugilista foi vice-campeão do Torneio Internacional de Iquique no Chile, e medalhista em campeonatos brasileiros. O Centro-Oeste também conta com a experiência de Igor Arguello (63,5 kg), Rodrigo Queiróz (+91 kg) e Axel Rud (92 kg). Este último foi integrante da seleção brasileira e volta às competições nacionais após cinco anos. São atletas com longa trajetória, somando mais de 40 lutas no cartel.

O selecionado sul-mato-grossense ainda terá algumas novas sensações, como os ponta-poranenses Vinicius Jamaica (75 kg) e Kenidi Lucas (51 kg), além de João Gabriel (80 kg). A classe juvenil tem o corumbaense Paulo Vitorino (60 kg), Muriel Nunes (63,5 kg) e Divy Durê (71 kg). São atletas, que apesar de jovens, já possuem experiência nacional e são esperanças do boxe de Mato Grosso do Sul. Alguns sul-mato-grossenses estarão integrando seleções de outros estados. Entre eles estão Carlos Correa (+91 kg), Marcelo Lima Nunes, Paulo Lima e Artur Torres, além de Juliano Arantes (91 kg), Cristian Caceres (63,5 kg), Hygor Silva (63 kg) e João Victor Jesus (63,5 kg juvenil).

O Campeonato Centro-Oeste de Boxe 2022 é realizado pela Federação de Boxe de Mato Grosso do Sul (FDMS) e tem o apoio do Governo do Estado, via Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).