Regiane Ribeiro | 09 de maio de 2022 - 09h02

Programa fala sobre Campanha Nacional de Imunização Contra a Influenza

O Estado recebeu do Ministério da Saúde, 304 mil doses de vacina contra a Influenza que foram distribuídas entre os 79 municípios do Estado

VIDA SAUDÁVEL
vacinação - (FOTO: Divulgação/Prefeitura de Campo Grande)

O programa Vida Saudável da Rádio ALEMS, que vai ao ar nesta segunda-feira (9), traz como tema a Campanha Contra a Influenza e o Sarampo, em Mato Grosso do Sul, que está a todo vapor. Para falar sobre o assunto a coordenadora Estadual de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Ana Paula Rezende de Oliveira Goldfinger, participou do programa.

O foco do início desta segunda fase são as crianças a partir de seis meses a menores de cinco anos, mas idosos a partir de 60 anos e profissionais da saúde que estavam na primeira fase da campanha também podem se vacinar.  A coordenadora Estadual de Vigilância Epidemiológica da SES, Ana Paula Rezende de Oliveira Goldfinger, lembra durante o bate-papo que à medida que o Ministério da Saúde for encaminhando novas doses da vacina contra a Gripe, novos grupos poderão ser abertos.

“Os profissionais de saúde dos locais de vacinação devem oportunizar as crianças a partir de seis a menores de cinco anos a vacinação contra o Sarampo, além da Influenza. Infelizmente, o país perdeu a titulação nacional de erradicação contra o sarampo e, por isto, o Ministério da Saúde está determinado para resgatar esta certificação. O Brasil possui um vasto calendário de vacinas disponíveis de forma gratuita pelo SUS, assim, reforçamos sobre a importância de termos excelência nesta cobertura vacinal”, ressalta Ana Paula.

A Secretaria de Estado de Saúde esclarece que cada município é responsável por sua estratégia. O Estado recebeu do Ministério da Saúde, 304 mil doses de vacina contra a Influenza que foram distribuídas entre os 79 municípios do Estado.