Granuloma Piogênico exige cuidados e tratamento adequado
SaúdeConhecido como "carne esponjosa", o granuloma piogênico é uma proliferação de vasos sanguíneos que forma uma lesão tumoral secundária a um traumatismo, como os provocados pelos cortes com alicates ou por uma unha encravada, sendo o canto das unhas a sua localização mais comum.
O granuloma piogênico apresenta-se como uma lesão tumoral, avermelhada ou arroxeada, úmida, de consistência mole e que sangra facilmente aos pequenos traumatismos. O seu crescimento é rápido e o sangramento pode dar origem à formação de crostas escuras sobre a lesão. Geralmente acompanha-se de processo inflamatório local, com vermelhidão, inchaço e dor na pele ao redor da lesão.
O tratamento é realizado com a assepsia correta do granuloma, com Laser de Baixa Potência e ozonioterapia.
A reparação tecidual depende da resposta de cada organismo, mas também do cuidado pessoal de cada paciente. No caso das unhas encravadas serem o fator desencadeante do granuloma, estas devem ser tratadas. Embora produza alívio temporário, cortar os cantos das unhas só agrava a situação. Muitas vezes é necessário a colocação de órtese, sob as unhas para permitir a saída das pontas encravadas e estas devem ser realizados por um profissional. Antibióticos tópicos ou sistêmicos podem ser utilizados em casos de infecção ou inflamação intensa.