Mariana Lima e Carlos Ferreira | 30 de março de 2022 - 11h00

Índice de reprovação na CNH gratuita é o que mais preocupa Detran/MS, diz diretor-presidente

Conforme o diretor-presidente do órgão, Rudel Trindade, baseado no que acontece em outros estados isso também é motivo de preocupação em Mato Grosso do Sul

CNH MS SOCIAL
O diretor-presidente do Detran/MS, Rudel Trindade - (Foto: Mariana Lima)

Lançado hoje (30) e com o intuito de atender o público sem condições de arcar com os custos de uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a CNH MS Social irá atender 5 mil pessoas do Estado, mas o que vem preocupando o Detran/MS antes mesmo do ínicio das provas é a possibilidade do alto índice de reprovação dos candidatos.

Conforme o diretor-presidente do órgão, Rudel Trindade, baseado no que acontece em outros estados isso também é motivo de preocupação em Mato Grosso do Sul.  “Eu acho que esse é o ponto que nos preocupa muito. Em alguns estados as pessoas se inscrevem, abandonam no meio do caminho. Não é um processo complicado, demanda um pouco de tempo seja nas aulas práticas ou teóricas. As pessoas precisam persistir, é um benefício que as pessoas não têm condições de arcar com os custos”, disse.  

Trindade detalha que o Detran irá ter um contato direto com as autoescolas para acompanhar e dar suporte aos aluno, principalmente na categoria de motoclicistas. “O trabalho que vamos ter agora é fazer com que as pessoas estudem, dando o suporte necessário para as autoescolas e não termos um alto índice de reprovação. A prioridade neste momento são as motocicletas devido às estatísticas de acidentes de trânsito, elaborando um plano extra”, afirma. Há uma expectativa de que o programa seja dividido pelas categorias, tendo em vista que a maior carência é para a categoria A.


O evento de lançamento aconteceu hoje (30)

Sobre os primeiros selecionados a retirarem a CNH, a Diretora de Educação do Trânsito do Detran/MS, Elijane Coelho, afirma que a lista com o resultado sairá daqui 30 dias. “Posterior a essa data vamos iniciar as convocações. Uma vez convocados, o programa tem uma série de prazos que precisam ser observados. Mas de forma geral, o prazo para esse candidato retirar a sua primeira CNH é de 12 meses. Acredito que entre três e quatro meses os alunos cheguem na última etapa, que são os exames práticos”, detalha.

As inscrições para o programa CNH MS Social, vai beneficiar cinco mil pessoas com acesso gratuito a primeira habilitação, nas categorias A, B e AB, começou hoje e vai até o dia 6 de abril e acontecerão exclusivamente pelo site detran.ms.gov.br, das 8h de hoje às 23h59min do dia 06 de abril de 2022.

As vagas serão disponibilizadas por etapas e regiões de Mato Grosso do Sul nos próximos 12 meses. Ao todo, serão 1.180 vagas para categoria A, 1.000 vagas para B, 2.570 vagas para categoria AB e 250 vagas para PcD.

As vagas também serão separadas por município e região, sendo 1.650 para Campo Grande, 800 para Dourados e região, 300 para Naviraí e região, 300 para Três Lagoas e região, 300 para Ponta Porã e região, 250 para Paranaíba e região, 250 para municípios da região da Capital, 250 para Corumbá e Ladário, 250 para Nova Andradina e região, 250 para Aquidauana e região, 200 para Jardim e região e 200 para Coxim e região.

Só no lançamento do programa, o programa já recebeu cinco mil inscrições e cerca de 70 mil visualizações no site nesta manhã. Dependendo da demanda, o número de vagas poderá ser aumentado.