31 de dezembro de 1969 - 21h00

“A mensalidade do Avant Garde não é elevada. Nossos alunos são de todas as classes sociais”

Educação

A Crítica - Confirmada a “confusão” do ENEM 2009, como o senhor analisa a situação dos alunos neste ano e em que eles podem ser prejudicados por conta da mudança da prova?
Prof. Carlindo Jr. - Toda esta confusão foi gerada pela pressa com que o Ministério da Educação implantou o novo ENEM. A proposta deveria ter sido mais discutida com as escolas, cursinhos e universidades. O tempo permitiria a criação de uma estrutura organizada, desde a elaboração das questões até a aplicação das provas. As escolas teriam mais tempo para discutir com seus professores e alunos o novo modelo de provas, e os alunos teriam mais tempo para conciliar os calendários dos diversos exames com as suas possibilidades. Perdem porque a pressa gerou uma expectativa negativa sobre a nova prova, como também, perdem porque as datas das provas das diferentes universidades estão desalinhadas impossibilitando o deslocamento do aluno.

A Crítica – A decisão do Ministério da Educação em alterar a data da prova foi discutida também entre as escolas particulares?
Prof. Carlindo Jr. - Tenho conversado com muitos mantenedores em nosso estado e não tenho notícia sequer de uma consulta ou notificação. É certo que a decisão foi unilateral e emergencial para tentar corrigir um erro bem previsível.

A Crítica – Como o Colégio Avant Garde se preocupou e prestou orientação aos seus alunos sobre a real situação do ENEM 2009?
Prof. Carlindo Jr. - Nossa orientação, e tenho certeza que é a mesma em toda instituição educacional séria, é de que o aluno deve ficar tranquilo e continuar o processo de preparação para o seu vestibular. Primeiro porque um aluno bem preparado está apto para realizar qualquer tipo de prova e depois porque a preparação é intensificada durante os três anos do ensino médio e nunca nos últimos meses. Claro que o choque, o componente psicológico, pode abalar o aluno momentaneamente, mas já passou. Agora é “bola pra frente”e Sucesso.

A Crítica – E a reação dos alunos, principalmente, aqueles do “terceirão” que fizeram um investimento e agora alguns seguem na dúvida quanto optar pelas provas do ENEM ou dos vestibulares?
Prof. Carlindo Jr. - Infelizmente o aluno não tem opção. Criaram um modelo para ele sem pensar nele. Como a aprovação está acima de tudo, muitos sentem que não é momento para dúvida e aceitam o que assistem de camarote:” a maior confusão no processo seletivo dos últimos tempos”. Deixando a confusão de lado o aluno entende que deve se concentrar na sua faculdade, independente se o ENEM vai ou não ser considerado.

A Crítica - Houve um fato curioso aqui em Campo Grande sobre algumas questões da prova do ENEM que foram levadas para sala de aula antes mesmo do caso vir a surgir na imprensa. O que realmente aconteceu?
Prof. Carlindo Jr. - Todos nós professores temíamos que o novo ENEM fosse uma forma maquiada do velho ENEM. De fato a prova que foi cancelada se aproximou muito disto. Como a experiência do professor faz com que os padrões de uma prova repetidamente aplicada sejam incorporados na sua didática ficou fácil prever os temas que seriam abordados.

A Crítica - E os alunos, o que disseram sobre isso?
Prof. Carlindo Jr. - Para eles foi bom ver seu professor “acertando” muitas questões da prova que iriam fazer. Dá tranqüilidade porque o “bicho de sete cabeças” foi desmistificado.
 
A Crítica - Independente da confusão do ENEM 2009, o que o Avant Garde considera como formação ideal para o vestibulando?
Prof. Carlindo Jr. - Nossa escola sabe que a preparação de um aluno deve ser feita a partir das suas bases. Não existe mágica. É trabalho mesmo. Um fundamental bem feito leva a um ensino médio bem feito e por conseguinte, à aprovação em uma boa faculdade. Processos seletivos no Brasil deverão existir por muito tempo assim como boas e ruins universidades. Onde o aluno vai estar no futuro depende da escola que seus pais escolherem.

A Crítica - Professor, sabemos que o Avant Garde é considerada uma das melhores escolas do estado e tem a “fama” de ser uma das escolas com a mensalidade “mais elevada” de Campo Grande. Como o senhor analisa essa imagem?
Prof. Carlindo Jr. - Nosso Colégio tem um bom conceito em nosso estado. Somos considerados fortes deste as séries iniciais até o cursinho. Nosso índice de aprovação nos vestibulares é altíssimo. Quanto a ser uma escola cara posso assegurar que isto não corresponde à realidade. Nossa mensalidade não é elevada, nem tampouco nossa escola é elitizada. Nossos alunos são de todas as classes sociais. Temos preços equivalentes à maioria das escolas de Campo Grande e, em muitos casos, até inferiores. Acredito que o desconhecimento deste fato pode ter afastado muitos alunos que poderiam estar conosco tendo uma excelente formação escolar.

A Crítica - E quem está no interior, como o aluno que pretende se capacitar na Capital pode vir estudar aqui?
Prof. Carlindo Jr. - Neste últimos 5 anos tem crescido muito o número de alunos oriundos de outras cidades que chegam com indicação específica para matricular nas séries do Avant Garde. Os pais preferem trazê-los muito antes do vestibular para garantir uma boa preparação. Outros já se matriculam nas turmas do terceirão Avant MED – JURIS – PLUS. Os resultados alcançados justificam o investimento destes alunos. Temos um serviço – Avant Care – que orienta pais e alunos sobre custo de vida, alojamento, seguro saúde etc.

A Crítica - Sobre as atividades extraclasse que os alunos desenveolveram nesse ano de 2009, tem alguma que o senhor gostaria de destacar?
Prof. Carlindo Jr. - Sim, temos várias, entre elas, campanhas filantrópicas, onde através de parcerias com as entidades que desenvolvem um trabalho social em Campo Grande, conseguimos realizar doações que ajudam no desenvolvimento do aluno, despertando a questão da cidadania. Desenvolvemos também as sextas culturais, que é um evento onde oferecemos aos alunos, muita música ao vivo e entretenimento para dentro do colégio. E para 2010, já estão programadas diversas atividades como eventos culturais, científicos e esportivos, pois a cada ano que passa estamos nos aperfeiçoando na qualidade de ensino, sem deixar de trabalhar a questão das atividades que podem ser desenvolvidas fora da sala de aula.

A Crítica - Para encerrar a entrevista, gostaríamos que o senhor explicasse em poucas palavras o que é o Colégio Avant Garde de hoje?
Prof. Carlindo Jr. - O Avant Garde é uma escola de atende aos alunos das séries iniciais do ensino fundamental (1° ao 5° ano), fundamental II (6° ao 9° anos), ensino médio (1ª a 3ª séries) e cursinho pré-vestibular. Uma estrutura física moderna e a excelente equipe de profissionais permitem que nossos alunos recebam um ensino de qualidade que estimula suas potencialidades individuais e a convivência social sadia construindo, assim, o conhecimento para toda a vida.