Redação | 15 de fevereiro de 2022 - 16h20

IBGE inaugura estação de monitoramento em Campo Grande

Na capital, a nova estação da RBMC está ativa na Embrapa Gado de Corte

INAUGURAÇÃO IBGE
Estação RBMC - (FOTO: Divulgação)

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) inaugurou, na última segunda-feira (14/02), o novo vértice geodésico da Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo (RBMC) em Mato Grosso do Sul. Instalada em Campo Grande, a estação conta com a cooperação e infrastrutura da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (unidade Embrapa Gado de Corte).

De acordo com o Gerente de Redes Planialtmétricas do IBGE, Guiderlan Lemos Mantovani, a estação recém-inaugurada apresenta dados retroativos a 1º de janeiro de 2022. "Por estar em uma capital, a estação está equipada com um receptor geodésico multiconstelação e disponibiliza dados com intervalos de coleta de 1 segundo no formato Rinex 3 e de 15 segundos nos formatos Rinex 2 e Rinex 3", explica.

A RBMC é a estrutura de referência tridimensional mais precisa do país e possui aplicações práticas diversas, dentre as quais destacam-se o georreferenciamento de imóveis rurais, agricultura de precisão, posicionamento e navegação. Os resultados gerados pela rede também sãp utilizados em aplicações científicas, como Modelagem la Ionosfera, modelos numéricos de previsão do tempo, geodinâmica, entre outros.

Com a implantação desse vértice, os usuários poderão acessar os resultados gerados pela estação para processar trabalhos e campo com maior precisão e para realizar levantamentos em tempo real, a partir da conexão via internet.

Acesso aos dados da RBMC

Toda a sociedade pode acessar os dados do novo vértice MSGR, por meio da página da RBMC, no portal IBGE, ou direto pelo repositório online geoftp. A nova estação tambémdisponibiliza o posicionamento em tempo real no serviço RBMC-IP e fará parte da rede SIRGAS-CON, uma rede de cobertura continental, onde será processada diariamente pelos centros de processameno SIRGAS.

Atualmente, o estado de Mato Grosso do Sul conta com 11 estações RBMC.