Da Redação | 07 de fevereiro de 2022 - 10h50

Edital com apoio de até R$ 6 milhões para inovação industrial tem inscrições prorrogadas

Prazo de inscrições foi prorrogado para 10 de março

INDÚSTRIA
Industria - (Foto: Divulgação/Fiems)

Pesquisadores que querem desenvolver ideias inovadoras para o setor industrial ganharam mais prazo para apresentar propostas ao edital "Mato Grosso do Sul para a Indústria". O prazo de inscrições foi prorrogado para 10 de março. O edital integra o programa "MS +Ciência" e vai oferecer até R$ 6 milhões em apoio a pesquisas industriais.

Promovido pelo Sistema FIEMS (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) em conjunto com a Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia), o edital busca empresas para desenvolver projetos, produtos, serviços e processos de caráter inovador, novos ou aprimorados. Os recursos são oferecidos por meio do SESI e do SENAI, em parceria com o Governo do Estado, além de contrapartida das indústrias.

Inscrições devem ser feitas pelo endereço https://sistema.fiems.com.br/edital-de-inovacao-ms-para-a-industria-2021

Rodolpho Caesar Mangialardo, diretor regional do SENAI, destaca que o edital representa um marco para o Sistema Indústria. “Para nós, é o pontapé inicial para o fomento da inovação no Estado. Vamos falar de carbono neutro, sustentabilidade, biodiversidade, enfim, uma série de módulos que serão praticados no edital”.


Diretor regional do SENAI, Rodolpho Caesar Mangialardo.

Edital de inovação - A inscrição deverá ser realizada por meio do Sistema de Informações e Gestão de Projetos da Fundect (https://sigfundect.ledes.net). Podem participar empresas do setor industrial de todos os portes ou startups, desde que sejam baseadas em Mato Grosso do Sul e atendam aos critérios previstos no edital.

Ao todo, são 17 linhas temáticas contempladas pelo edital: alimentos e bebidas e agritech; bioeconomia, biotecnologia e engenharia de bioprocesso; cidades inteligentes; design para produto; economia circular; edutech; energias renováveis; energia e sustentabilidade; indústria 4.0; materiais avançados; materiais orientados a produtos; meio ambiente e sustentabilidade; nanotecnologia; resíduos e engenharia de processos; sistemas de energia; soluções em saúde e segurança no trabalho; e Enviromental, Social and Governance (ESG).

Fique atento aos novos prazos: a submissão das propostas vai até 10 de março. A divulgação preliminar das ideias aprovadas está prevista para o dia 8 de abril. Já o início da execução dos projetos contratados em primeira chamada ocorrerá a partir de 1º de julho. Os organizadores do edital reservam-se o direito de alterar o cronograma, dando a devida publicidade. SESI e SENAI são proponentes executores, enquanto que IEL, Sebrae, FIEMS, Fundect e Semagro são proponentes apoiadores.