Calor intenso e risco de temporais isolados deve persistir no final de semana
As instabilidades se formam devido a convergência de umidade em baixos níveis, aliado ao aquecimento diurno e a passagem de perturbações atmosféricas
CLIMA DE VERÃOO final de semana em Mato Grosso do Sul promete manter as condições de pancadas de chuvas com trovoadas intercaladas com períodos de sol.
Para esta sexta-feira (21) o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima indica a chance de chuvas de intensidade moderada a forte e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
As instabilidades se formam devido a convergência de umidade em baixos níveis, aliado ao aquecimento diurno e a passagem de perturbações atmosféricas.
As temperaturas estarão em elevação, e para este sábado são esperadas mínimas entre 21°C a 25°C e máximas entre 30°C a 35°C.
Para o sábado (22) e domingo (23) o predomínio será de tempo firme. Segundo o Cemtec, a atuação de um ampla circulação anticiclônica em médios níveis irá favorecer o tempo seco e quente.
Pancadas de chuvas e tempestades bastante isoladas podem ocorrer na região pantaneira e centro-norte do Estado devido a passagem de cavados e aquecimento diurno.
“Uma condição bem típica de verão, onde chove em uma cidade ou bairro e na cidade/bairro vizinho não passa de um aumento de nebulosidade”, explica a coordenadora do Cemtec, Valesca Fernandes.
O calor deve continuar fazendo parte dos dias do sul-mato-grossense, pois as temperaturas estarão elevadas, especialmente nas regiões pantaneira e sudoeste, onde são esperadas temperaturas máximas entre 37°C a 39ºC. Nas demais áreas as máximas devem ficar entre 34°C a 36ºC.