Da Redação | 04 de janeiro de 2022 - 17h00

Número de auditores-fiscais da Receita Federal registra queda nas aduanas de MS

Entre as unidades alfandegárias de Mato Grosso do Sul a situação mais crítica, conforme Novaes, é a de Corumbá, em que o número de servidores caiu de 16 para 9, nestes quatro anos

29,55%
Receita Federal de Ponta Porã - (Foto: Divulgação)

O índice de auditores-fiscais da Receita Federal registrou uma queda no período de quatro anos, encolhendo de 44 para 31, uma média de 29,55%. Os dados são do estudo "Força de Trabalho" divulgado hoje (4).

Entre as unidades alfandegárias de Mato Grosso do Sul a situação mais crítica, conforme Novaes, é a de Corumbá, em que o número de servidores caiu de 16 para 9, nestes quatro anos.

O município de Mundo Novo teve retração de 25%, de 16 para 12, entre 2017 e 2021, e em Ponta Porã, de 16,67%, de 12 para 10, na mesma comparação. A necessidade urgente da realização de concurso para a categoria foi apresentada por diversas vezes, segundo Novaes, pelo Sindifisco Nacional a direção da Receita Federal nos últimos anos.

O presidente do Sindifisco Nacional em Mato Grosso do Sul, Anderson Novaes, diz que é em razão dessa necessidade extrema de preenchimento das vagas em aberto, que a realização de concurso é uma das reivindicações da categoria na mobilização que ocorre desde dezembro do ano passado.

A pauta também inclui a revisão do corte de R$ 1,2 bilhão do orçamento da Receita para este ano e ainda o pagamento do bônus de produtividade da categoria, uma luta da classe que vem desde 2016.

No fim do ano passado, Novaes ressalta que com a postura de desrespeito do governo federal à categoria, foi iniciada a mobilização.