José Maria Tomazela | 04 de janeiro de 2022 - 18h40

Perícia confirma maus-tratos contra búfalos de fazenda em Brotas

Abandono de animais ganhou repercussão em novembro e mobilizou ajuda de organizações. Laudo detalhou que parte morreu de inanição. Defesa de fazendeiro sustenta inocência

EM BROTAS
Búfala da fazenda em Brotas, no interior de SP, resgatada por ONG deu luz a uma bezerra nesta segunda-feira, 3. Maus tratos contra os animais da fazenda foram denunciados em novembro e foi parar na Justiça - (Foto: Alex Parente/Ong Ara/Divulgação)

Um laudo da perícia ambiental divulgado nesta segunda-feira, 3, confirmou que mais de mil búfalas passaram fome e sede e muitas morreram de inanição na fazenda em que eram criadas para produção de leite, em Brotas, no interior de São Paulo. O caso veio à tona em novembro e foi parar na Justiça.

O relatório da perícia foi entregue ao delegado de Brotas, Douglas Brandão, responsável pela apuração do caso, e ao Ministério Público local. O documento, produzido pelos peritos da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp), afirma que os bubalinos passaram por mais de um período de estresse, causado por fome e sede, em período recente.

O laudo pede a abertura de novo inquérito policial para apurar eventual crime contra a saúde pública durante a produção de derivados de leite na propriedade.

A perícia constatou que os animais apresentavam condições físicas incompatíveis com o manejo correto e o bem estar das búfalas, que estavam em estado de desnutrição. Conforme o laudo, o proprietário deixou de programar a rotação de pastagem para fazer frente ao período de estiagem, quando os pastos perdem vigor. Animais de pastagens vizinhas estavam em melhores condições, após enfrentar a mesma estiagem.

Ainda segundo o laudo, mesmo esquálidas, as búfalas continuaram sendo submetidas a processos de inseminação artificial para gerar filhotes, o que sugere indícios de crueldade. A necropsia em búfalas que tinham morrido recentemente apontou atrofia, indicando que os animais passaram fome por longo período e alguns morreram de inanição.

Proprietário foi multado em R$ 2 milhões; defesa sustenta inocência

O caso das búfalas teve início no dia 6 de novembro de 2021, quando a Polícia Ambiental foi à fazenda, após denúncia anônima, e localizou mais de mil animais em situação de abandono, além de 22 carcaças enterradas em uma vala. O proprietário, Luiz Augusto Pinheiro de Souza, foi multado em mais de R$ 2 milhões e chegou a ser preso, mas foi libertado após pagar fiança. Com a repercussão do caso, ativistas e ONGs de defesa animal se mobilizaram para cuidar e tratar dos animais.

No final de novembro, a justiça tornou a ONG Amor e Respeito Animal (Ara) depositária dos 1.056 búfalos e 72 cavalos encontrados na fazenda. Em meados de dezembro, o MP denunciou o dono da fazenda por crime de maus tratos contra 991 bubalinos e cavalos vivos, além de 137 animais encontrados mortos. Ele também foi denunciado por ameaça, falsidade ideológica e falsificação de documentos. A promotoria pediu sua prisão preventiva, que não chegou a ser decretada pelo juízo local, mas foi determinada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).

Sobre a denúncia, a defesa informou que ela é improcedente, pois não houve maus-tratos, e que também não há elementos para a prisão do pecuarista. Já sobre o laudo da perícia, a defesa informou que se pronunciará em momento oportuno, após ter acesso à íntegra do documento.

Nasce primeira cria das búfalas resgatadas

Uma bezerrinha nascida nesta segunda-feira, 3, é a primeira cria das búfalas que foram colocadas sob os cuidados de uma organização não governamental (ONG).

A bezerrinha está mamando e recebe os cuidados da equipe veterinária que acompanha o plantel. "Mãe e filhote estão em uma área denominada de maternidade pela equipe, onde em breve outros filhotes recém-nascidos devem estar", disse Alex Parente, presidente da ONG Ara, que tem o depósito dos animais.

A previsão é que centenas de animais venham a nascer nas próximas semanas e meses, pois a maioria das búfalas foi encontrada prenha pela equipe. Segundo Parente, a ONG vai precisar de doações para mantê-los. Nas redes sociais, o público tem ajudado a escolher o nome da bezerra, entre Aurora, Frida e Luz.