"É quase certo que a Ômicron vai chegar ao Estado", diz Geraldo Resende
Hoje (22) a imunização está disponível para pessoas que tenham tomado a primeira dose da vacina da Janssen até 22 de julho e a segunda dose das demais vacinas até 22 de agosto
IMUNIZAÇÃOCom a atual baixa procura pela dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em Mato Grosso do Sul, o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende afirmou é quase certo a chegada da variante Ômicron no Estado. "O avanço da vacina em MS trouxe como resultado a queda em todos os números relativos à Covid-19 e pode ser também um fator de contenção ao avanço da variante Ômicron, que infelizmente, é quase certo que ela vai chegar mas se a população estiver devidamente imunizada, o vírus não terá terreno fértil", avaliou o secretário.
Já noticiado pelo portal A Crítica, a procura pela dose de reforço da vacina da Janssen, destinada às pessoas que receberam a primeira dose (que anteriormente seria dose única) está baixa em MS. No último dia 8, o Estado recebeu 200.200 doses do Ministério da Saúde, mas até a manhã desta terça-feira (21), 72.843 tinham sido aplicadas nos 79 municípios, ou seja, apenas 35,41% do total enviado.
Hoje (22) a imunização está disponível para pessoas que tenham tomado a primeira dose da vacina da Janssen até 22 de julho e a segunda dose das demais vacinas até 22 de agosto. Pessoas com alto grau de imunossupressão de 18 anos ou mais que tenham tomado a segunda dose há pelo menos 28 dias também podem garantir o reforço na imunização.
Ontem (21) a Secretaria de Saúde encaminhou a nota técnica do Ministério da Saúde aos 79 municípios em que autoriza a vacinação em pessoas acima de 18 anos com alto grau de imunossupressão, a tomar a quarta dose da Pfizer. A decisão foi publicada na tarde da última segunda-feira (20), pelo Ministério da Saúde, e os municípios estão autorizados a iniciar a aplicação a partir de terça-feira.
Segundo o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, a nota técnica do Ministério da Saúde recomenda uma dose de reforço da vacina Covid-19 para este público. “A recomendação é que seja aplicada a todos os indivíduos imunocomprometidos, acima de 18 anos de idade, que receberam três doses no esquema primário (duas doses e uma dose adicional), que deverá ser administrada a partir de 4 meses”. No Estado 11.439 pessoas tomaram a primeira dose, os que retornaram para a segunda dose foram 10.385 pessoas e apenas 1.846 tomaram a dose de reforço em Mato Grosso do Sul.