Da Redação | 21 de dezembro de 2021 - 10h40

MS já tem sete casos confirmados de nova cepa da Influenza

Na semana passada, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) já confirmou os três primeiros casos de gripe do ano, e um dos pacientes veio do Rio de Janeiro

H3N2
Centro de Campo Grande - (Foto: Geliel Oliveira)

Surto em São Paulo e Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul já contabiliza sete casos confirmados de Influenza, segundo o boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (20). Os casos são da nova cepa do vírus, o H3N2, que nas últimas semanas já se fez presente 12 estados mais o Distrito Federal.

Na semana passada, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) já confirmou os três primeiros casos de gripe do ano, e um dos pacientes veio do Rio de Janeiro. 

A vacina contra a nova variante deve estar pronta para aplicação na população geral no início de 2022. Informação foi divulgada pelo Instituto Butantan, atualmente o maior produtor de imunobiológicos do País e maior produtor de vacinas para a gripe do Hemisfério Sul.

Mesmo assim, a vacina à disposição "ajuda a pelo menos reduzir hospitalização", diz Cristina Bonorino, imunologista da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia). "Essa variante não está na vacina, mas a H3N2 está. Então a vacina tem alguma proteção”, diz a especialista.  


Mortes por Influenza desde 2009

A Capital passou a aplicar a vacina contra este vírus nas barreiras sanitárias, localizadas no Aeroporto e no Terminal Rodoviário. A imunização acontece também em todas as 72 unidades de saúde. Até o momento não há óbitos pela nova gripe.