Patrícia Martins | 02 de dezembro de 2021 - 19h30

FUNSAT fará atendimento exclusivo para esse público PCD nesta sexta-feira

Será a 7° edição do Dia D da Inclusão Social e Profissional da Pessoa com Deficiência

DIA D DA INCLUSÃO
Funsat continua viabilizando vagas para população da Capital - Divulgação

A Prefeitura Municipal de Campo Grande por meio da Fundação Social do Trabalho (Funsat), em parceria com o Ministério da Economia, realizará o Dia D da Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência nesta sexta-feira (03), será um dia dedicado para o atendimento às pessoas com deficiência a aos beneficiários reabilitados, visando a inclusão no mercado de trabalho. O evento será na sede da Funsat das 08h às 12h e das 13h às 17h.

A sétima edição do Dia D vai contar com várias empresas disponibilizando oportunidades de emprego, será um dia exclusivo para o atendimento desse público específico. De acordo com os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelam que um em cada quatro brasileiros tem algum tipo de deficiência, desde as mais simples até as mais severas. 

De acordo com a Lei n° 8.213, a quantidade de PCDs mínima exigida em uma empresa pode variar de acordo com o total de colaboradores da empresa. Em um time de até 200 profissionais, deve haver pelo menos 2% de pessoas com deficiência. Com 201 a 500 empregados, 3% devem ser PCDs. Na faixa de 501 a 1000, 4%. Com mais de 1.001 pessoas compondo a equipe, a organização deve contar com no mínimo 5% de pessoas portadoras de necessidades especiais.

Atendimento da Funsat

A busca por uma oportunidade no mercado de trabalho é um desafio frequente não só para a Pessoa com Deficiência, mas também para o empresário que enfrenta alguns desafios para realizar a inclusão, seja por alguma limitação do candidato ou outros fatores que impeçam essa contratação.

No período de janeiro a 15 de novembro de 2021 foram realizados 295 atendimentos a pessoas com deficiência em busca de emprego. Sendo que no mesmo período do ano passado, foram realizamos 356 atendimentos, ou seja, houve uma queda de 17,14% nos interessados, consequentemente impactou nos saldos de contratação e preenchimento destas vagas.

A maior dificuldade não está pela falta de qualificação ou experiência, mas sim pela insegurança da perda do direito ao recebimento do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e outros tantos motivos pessoais. Porém, com sanção da Lei 14.176 em junho deste ano, houve modificações no Benefício de Prestação Continuada (BPC), o Auxílio Inclusão que será concedido aos beneficiários com deficiência que ingressarem no mercado de trabalho formal.

A sede da Funsat está loalizada na Rua 14 de Julho, nº 992 - Vila Gloria.