Brenda Leite | 19 de novembro de 2021 - 18h15

Bitto Pereira é eleito o novo presidente da OAB/MS para o triênio 2022/2024

Com isso, o advogado venceu nas urnas Rachel Magrini, da Chapa 11 "Um Novo Tempo para a OAB/MS" e Giselle Marques da Chapa 33 "OAB 4.0: Mudança de Verdade

ELEIÇÃO OAB/MS
A chapa de Bitto levou a melhor na disputa - (Foto: Divulgação)

A Chapa 22 "Mais OAB”, presidida pelo advogado Bitto Pereira, venceu as eleições da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS) nesta sexta-feira (19). Ao todo 8,5 mil advogados e advogadas foram às urnas hoje.

Com isso, o advogado venceu nas urnas Rachel Magrini, da Chapa 11 "Um Novo Tempo para a OAB/MS" e Giselle Marques da Chapa 33 "OAB 4.0: Mudança de Verdade". Bitto foi eleito com 51,3% (4.397 votos) dos 8,5 mil votos contabilizados, Rachel Magrini (3.775 votos) recebeu 44% dos votos e Giselle Marques (397 votos) com 4,6%. Foram 167 votos em branco, e mais 108 nulos. 

Com o apoio de seus superiores, o presidente da OAB/MS salienta que irá continuar o legado de uma gestão acolhedora como a do atual presidente Mansour Elias Karmouche. E, para os desafios da próxima gestão, destaca o mundo pós-pandemia.

Ao todo, 23 seções funcionaram nas salas da Escola Superior de Advocacia (ESA) e no pátio da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMS). O estacionamento para veículos do Bloco A, com acesso à Avenida Mato Grosso, foi de uso exclusivo dos mesários. Sessenta funcionários foram mobilizados, distribuídos por setores, e cada seção contou com três mesários voluntários.


O atual presidente da Ordem de MS, Mansour Karmouche, foi apoiador da campanha de Bitto

Bitto ressalta que para compreender a realidade da advocacia, é preciso ouvir a todos, e estar em todas as subsessões do Estado. "Eu também compreendo que será necessário estar em todas as subsessões do Estado, porque na vida na advocacia você não consegue representar a angústia que não conhece. Eu tenho dialogado, ouvido, debatido com a advocacia de todo Mato Grosso do Sul, porque esse é o papel do novo presidente da OAB", destaca.

A chapa de Bitto tem como vice-presidente Camila Cavalcante Bastos, Luiz Rene G. do Amaral como secretário-geral, Janine Antunes Delgado como secretária-geral adjunta e Fabio Nogueira Costa com diretor-tesoureiro.

Os advogados que não compareceram terão de pagar R$ 203,63. Só estarão isentos da multa os profissionais que justificarem a ausência. O prazo para apresentação da justificativa é de 60 dias contados a partir da data da eleição, expirando na data de 17 de janeiro de 2022.

Sobre Bitto Pereira - É advogado há 22 anos, atualmente ocupa o cargo de Conselheiro Federal da Ordem dos Advogados da Brasil e é vice-presidente da Escola Superior de Advocacia Nacional (ESA).

Para ele, a OAB é uma obra inacabada, com desafios diários. “Eu acho que o desafio que nós teremos na próxima gestão, serão desafios diferentes que o Presidente Mansour teve, teremos que voltar ao mundo pós-pandemia, porque felizmente caminhamos para o aumento da vacinação. E quero crer que em janeiro de 2022 possamos ter a volta do serviço judiciais presenciais. Esse será o desafio, essa reconexão".

Confira a composição da chapa de Bitto: 

DIRETORIA

CONSELHO FEDERAL

DIRETORIA CAIXA DE ASSISTÊNCIA

DIRETORIA ESA – Escola Superior da Advocacia

CONSELHO SECCIONAL