07 de novembro de 2021 - 21h53

Ceará vence Cuiabá e soma dois triunfos seguidos pela primeira vez no Brasileirão

Vitória na Arena Castelão permite equipe cearense sonhar com vaga na Libertadores da próxima temporada

FUTEBOL
Ceará e Cuiabá mediram forças neste domingo na Arena Castelão - (Foto: AssCom Dourado)

O Ceará conquistou o segundo triunfo consecutivo pela primeira vez nesta edição do Campeonato Brasileiro ao derrotar o Cuiabá no domingo, às 20h30, na Arena Castelão, pela 30ª rodada. De quebra, aproximou-se do grupo da Libertadores.

Com o resultado, o Ceará chegou aos 39 pontos, na décima posição. O Cuiabá, por outro lado, também soma 39, mas perde grande chance de encostar no G-6.

O jogo começou com ambas as equipes buscando o gol. Jenison criou a primeira oportunidade logo no minuto inicial e assustou o goleiro João Ricardo. Fernando Sobral respondeu para o Ceará, mas as melhores chances foram com Jael, principalmente de cabeça. O atacante foi o homem mais perigoso do time alvinegro.

Voltando a ter boas apresentações, semelhantes com as da temporada passada, Vina começou a mandar no meio de campo do Ceará. Aos 22 minutos, tentou surpreender Walter e jogou rente à trave. Mendoza também tentou, mas a bola insistiu em não entrar na Arena Castelão.

No segundo tempo, o Ceará começou pressionando o Cuiabá e foi recompensado. Após cobrança de escanteio de Vina, Messias cabeceou para o gol. O time visitante sofreu o baque, enquanto a equipe alvinegra continuou em cima e desperdiçou grandes chances com Vina e Erick.

O Cuiabá tentou reagir, mas o Ceará não deu espaço e chegou a poder liquidar a fatura. Após consultar o VAR, Heber Roberto Lopes marcou pênalti de Paulão em Cléber. O próprio atacante foi para a cobrança, mas ficou na defesa do goleiro Walter, que recolocou o time do Mato Grosso no jogo.

Apesar da defesa do seu goleiro, o Cuiabá continuou sendo pressionado pelo Ceará. Aos 41 minutos, Vina deixou Mendoza de frente para Walter. O goleiro, no entanto, fez novo milagre. Após pressionar, o clube cearense foi apenas administrando a vantagem para confirmar a vitória.

O próximo compromisso do Ceará é diante do Athletico nesta quarta-feira, às 18h30, na Arena da Baixada, em Curitiba (PR). O Cuiabá só joga no sábado, às 21h, frente ao Corinthians, na Neo Química Arena, pela 32ª rodada.

Ficha técnica - Ceará 1 x 0 Cuiabá

Ceará - João Ricardo; Igor, Messias, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Fabinho, Fernando Sobral (William Oliveira) e Vina (Marlon); Mendoza (Lima), Erick (Rick) e Jeal (Cleber). Técnico: Tiaog Nunes.

Cuiabá - Walter; João Lucas, Marllon, Paulão e Uendel; Yuri Lima (Jonathan Cagu), Camilo (Uillian Correia), Pepê (Rafael Gaba) e Max (Felipe Marques); Jenison e Clayson (Rafael Papagaio). Técnico: Jorginho.

Gols - Messias, aos dois minutos do segundo tempo.

Árbitro - Heber Roberto Lopes (SC).

Cartões amarelos - Jael, Luiz Otávio e Messias (Ceará); Rafael Papagio (Cuiabá).

Local - Arena Castelão, em Fortaleza (CE).