Carlos Ferreira | 30 de outubro de 2021 - 10h20

Igual aqui: Trabalhadores paraguaios fazem manifestação contra alto preço da gasolina

A reclamação foi feita em frente à sede da Petropar, onde diversos trabalhadores comentaram que estão sofrendo o baque da alta dos preços dos combustíveis

PREÇO DA GASOLINA
Motoristas estão insatisfeitos com o alta no valor da gasolina - (Foto: Reprodução/ABC Color)

Assim como no Brasil, o alto preço do combustível vem causando manifestações no Paraguai. Trabalhadores de diferentes plataformas de transporte digital e entregadores fizeram uma manifestação ontem (29) em frente à sede da Petropar, em Villa Elisa, para exigir ao Governo Federal baixe o preço do combustível, que sofreu quatro reajustes no ano passado.

A reclamação foi feita em frente à sede da Petropar, onde diversos trabalhadores que operam com aplicativos de transporte digital como Uber, MUV, Bolt e entregadores comentaram que estão sofrendo o baque da alta dos preços dos combustíveis, que altera muito seus turnos diários.

"Ontem carreguei G. 20.000 e entrei dois litros e algo assim. Eu gostei de 60 km. Tive de carregar outro G. 25.000. Em comparação com um ano atrás, antes de quatro aumentos, quatro litros entraram. Agora estou sentindo que estou trabalhando perdido. Quando o combustível acabar, a cesta básica deve ser abaixada ”, disse Walter Santander, um dos entregadores que compareceu ao local.

Santander indicou que, além dos gastos com combustível, devem enfrentar imprevistos, como danos mecânicos. Manifestantes no local chegaram a ameaçar fechar o acesso à Petropar, no entanto, um contingente policial os dispersou. Em seguida, o gerente da Petropar, Pedro Román, conversou com eles para ouvir suas reclamações. Os presentes pediram a Roman que subsidiasse o combustível para todos os cidadãos e não apenas para os empresários do transporte público.

A medida de protesto foi suspensa por volta das 09h15, após discussões entre as autoridades da Petropar, Polícia e os manifestantes. Mobilizações semelhantes foram realizadas nesta e na última semana com o intuito de baixar o preço do combustível. As informações são do portal ABC Color.