Da redação | 24 de outubro de 2021 - 16h06

Aprenda a fazer pernil de cabrito assado e pernil de cordeiro ao molho de hortelã

A carne caprina pode ser servida com diferentes acompanhamentos, enquanto a de cordeiro é muito rica em proteínas, minerais e vitaminas

RECEITAS
Pernil de carneiro assado sem segredo - (Foto: divulgação)

Quando o assunto é saúde, uma das preocupações que as pessoas têm é a quantidade de carne vermelha que pode ser ingerida. A carne de cordeiro é muito rica em proteínas, minerais e vitaminas, contendo mais ferro do que carne de frango ou peixe, por isso pode ser considerada saudável e pode ser empregada em dietas de baixa caloria. 

Já a carne de cabrito é rica também em cálcio, proteínas, ômega 3 e ômega 6, que desempenham papel anti-inflamatório e estão diretamente ligados à resistência imunológica.

Veja abaixo como fazer pernil de cabrito assado:


Ingredientes 
- 1 quilo e duzentos gramas de pernil de cabrito Apris;
- ½ copo de azeite de oliva;
- 1 copo de vinho branco seco;
- 1 cebola picada;
- 3 dentes de alho;
-3 tabletes ralados de caldo de carne;
- Cheiro-verde a gosto, sendo que a mistura de cebolinha, salsa, coentro e manjericão picados a gosto pimenta branca, noz moscada, cominho, açafrão e sal a gosto.

Modo de Preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador por pelo menos cinco minutos. Tempere o pernil e deixe num recipiente tampado por 24 horas. Passado esse período, forre o pernil com papel alumínio e leve ao forno, que deve estar aquecido a 180º. Deixe assando por uma hora. Após esse tempo, abra o forno, tire o papel alumínio e deixe mais 30 minutos para dourar. A decoração fica a gosto de quem prepara o prato.

Veja abaixo como fazer Pernil de Cordeiro ao molho de hortelã:

Ingredientes
- 1 peça de pernil de cordeiro 1,5kg;
- 6 dentes de alho cortados ao meio;
- Suco de 1 limão;
- 1 xícara (chá) de vinho tinto;
- 4 dentes de alho triturados;
- Sal e pimenta do reino a gosto;
- 4 folhas de hortelã;
- 2 folhas de louro;
- 1 colher (sopa) de alecrim;
- 2 dentes de alho;
- suco de 1/2 limão;
- 1/2 colher (chá) de mel;
- 3 xícaras (chá) de hortelã (somente folhas);
- Aproximadamente 1/2 xícara azeite;
- sal e pimenta a gosto.

Modo de Preparo
 Coloque a carne em uma travessa regue com o suco de limão e com o vinho tinto. Faça cortes pequenos com a ponta da faca para colocar os dentes de alho cortados ao meio. Adicione os demais temperos esfregando bem na carne de todos os lados. Deixe marinando de um dia para outro na geladeira, coberto com filme plástico, virando a carne na metade do tempo. Retire da geladeira e leve ao forno pré-aquecido a 240° por 20 minutos. Após, cubra com papel alumínio, baixe a temperatura para 180° e deixe por mais aproximadamente 1 hora, regando a carne durante o tempo de forno. Retire o papel alumínio e retorno ao forno apenas para dourar a 240° por 15- 20 minutos. Após, retire a carne do forno, deixe- a descansar 5 minutinhos e sirva a seguir com o molho de hortelã.

Onde comprar
A“Chácara do Mineiro”, que fica no Bairro Chácara dos Poderes, em Campo Grande (MS), está comercializando carnes de carneiro e de cabrito por preços que cabem dentro do orçamento dos clientes. Mais informações pelos telefones (67) 9 9800-7788 ou 9 8405-0385, sendo que ambos têm WhatsApp.