Vendaval atinge Corumbá e vira barco-hotel no Rio Paraguai
Nove pessoas ainda estão desaparecidas
TEMPESTADE DE AREIA EM CORUMBÁUm barco-hotel naufragou no Rio Paraguai durante vendaval que atingiu Corumbá, nesta sexta-feira (15), na embarcação estavam 21 pessoas quanfo o barco naufragou a cinco quilômetros de distância da área urbana de Corumbá. Conforme informações do Corpo de Bombeiros, sobreviventes foram resgatados por embarcação do Exército que passava pelo local. Nove pessoas ainda estão desaparecidas.
Duas embarcações dos bombeiros e outras duas da Marinha foram acionadas e já estão no local para as buscas, mergulhadores de Campo Grande também foram acionados para o resgate.
A tempestade de areia, inédita no Brasil, é um fenômeno é comum em países da Ásia, causada com temporais de chuva com ventos fortes que ao entrarem em contato com o solo seco, encontram resquícios de queimada, poeira e vegetação, que podem alcançar 10 quilômetros de altura.
O caso ocorre quando após longo tempo de estiagem e tempo seco. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) classificou o evento como “litometeoro”, causado pela suspensão no ar de partículas, geralmente sólidas, mas de natureza não aquosa, que causa a tempestade ou o turbilhão de areia.