Escolas da Rede Estadual de Ensino voltarão com 100% de lotação nas salas de aula
A confirmação foi dada pelo secretário de Infraestrutura e presidente do Prossseguir, Eduardo Riedel, e o secretário adjunto de Edução, Ed Rezende, nesta manhã (29) em coletiva de imprensa
A PARTIR DE SEGUNDAO Governo do Estado bateu o martelo, e decidiu que a partir de segunda-feira (4) as aulas presenciais na Rede Estadual de Ensino terão 100% de lotação nas salas de aulas. A confirmação foi dada pelo secretário de Infraestrutura e presidente do Prossseguir, Eduardo Riedel, e o secretário adjunto de Edução, Ed Rezende, nesta manhã (29) em coletiva de imprensa. A decisão que já havia sido divulgada pelo portal A Crítica no último dia 18 deste mês, se deve ao índice de vacinação avançado no Estado.
“Na última reunião tivemos a aprovação unânime dos membros do Prosseguir sobre a decisão da lotação de 100% nas salas de aula [...] É o início do nosso quarto bimestre, e estamos hoje com 503 dias desde o dia 17 de março com aulas remotas. Essa é uma batalha grande dos profissionais, mas sempre respeitamos as autoridades de saúde e os protocolos de biossegurança. Estamos com um plano de retomada e de recuperação paralelo, para que esses alunos possam estar no nível em que eles deveriam estar”, afirmou o secretário adjunto.
Uma equipe da Secretaria vai estar passando de escola em escola para ver se as instituições vão estar cumprindo com as regras de biossegurança. “Nada está fora de programação”, destaca.
Na visão de Riedel, a decisão é extremamente importante. “O retorno as aulas é fundamental para que tenhamos 100% dos alunos em sala de aula. Começamos em agosto do ano passado, foi totalmente importante naquele momento mesmo diante de algumas inseguranças, mas agora temos mais segurança de retomar com as aulas, principalmente por termos vacinas disponíveis”, afirmou.
Na Rede Municipal de Ensino, as Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) , os professores já começaram a receber os alunos dos grupos 1, 2 e 3 – que são as crianças de 4 meses até 3 anos semanalmente sem escalonamento. O atendimento continua parcial, ou seja, em apenas um dos períodos – matutino ou vespertino – de acordo com os critérios estabelecidos pelas unidades escolares e em atendimento às medidas de biossegurança como forma de evitar a disseminação da Covid-19.
Hoje, as escolas da Rede Estadual funcionam com aulas escalonadas, ou seja, de forma semipresencial, revezando as datas em que as turmas vão para a escola. Ao todo, mais de 200 mil alunos estão matriculados nas escolas estaduais sul-mato-grossenses, que atendem o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.