Amarelo, azul, roxo, vermelho e verde: Conheça as cores de setembro e o que elas representam
Em um mês tão colorido pela primavera, muitas cores e conscientização dividem setembro
PREVENÇÃOVocê com certeza já se deparou com os meses coloridos, onde campanhas para prevenção de doenças e outras questões relacionadas à saúde são feitas. Em um mês tão colorido pela primavera, muitas cores e conscientização dividem setembro. Do vermelho ao roxo, conheça as cinco causas lutadas neste mês.
1 – Vermelho
Laço vermelho representa o mês - (Foto: Reprodução)
A primeira cor do arco-íris representa a principal causa de morte em todo o mundo nos últimos 20 anos, de acordo com dados divulgados em 2020 pela Organização Mundial da Saúde (OMS): as doenças cardiovasculares. O número de mortes por doenças cardíacas aumentou em mais de 2 milhões desde o ano 2000 para quase 9 milhões em 2019. Essa enfermidade agora representa 16% do total de mortes por todas as causas.
Por esse motivo, o Setembro Vermelho é celebrado em homenagem ao Dia Mundial do Coração, que tem sua data oficial comemorada no dia 29 de setembro. É uma época extremamente importante para discutir ainda mais sobre a saúde desse órgão tão importante para a vida.
2 – Amarelo
Laço amarelo representa o mês - (Foto: Reprodução)
Essa cor é a mais lembrada quando o assunto é setembro. O dia 10 deste mês é considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, uma data criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial da Saúde para chamar a atenção de governos e da sociedade civil para a importância do assunto.
De acordo com a OMS, cerca de 12 mil pessoas tiram a própria vida por ano no Brasil, quase 6% da população, sendo que cada a 46 minutos uma pessoa tira a própria vida. Nessa época tão sensível, o mês amarelo vem como uma forma de conscientizar sobre a importância da saúde mental e prevenir que mais pessoas tirem sua própria vida.
3 – Verde
Laço verde representa o mês - (Foto: Reprodução)
O mês de setembro chegou e estampa a cor verde para lembrar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos para salvar vidas. Em 2020, eram mais de 40 mil brasileiros que esperavam por um transplante. São 50 mil pessoas que ainda tem que lidar com queda na taxa nacional de doadores nos anos anteriores, que foi de 12,7%, em 2019 e 2020.
Neste mês, são realizadas diversas ações e eventos como forma de conscientização da sociedade sobre o impacto desse ato de respeito ao próximo na vida de quem aguarda na fila por um transplante
4 – Azul
Laço azul representa o mês - (Foto: Reprodução)
O mês de setembro também é marcado por diversos eventos da comunidade surda. A cor foi escolhida como uma forma de superação, porque durante a Segunda Guerra Mundial os nazistas identificavam as pessoas com deficiência, inclusive surdos, com uma faixa azul no braço, por considerá-las inferiores.
Assim, são celebradas várias datas, como forma de conscientizar a sociedade sobre a acessibilidade e também de comemorar as conquistas obtidas ao longo dos anos.
5 – Roxo/Lilás
Laço roxo representa o mês - (Foto: Reprodução)
Este mês é dedicado, ainda, a doença de Alzheimer. Ela é mais comum das demências e definida pela Associação Internacional da Doença de Alzheimer como uma auto degeneração neuronal, ocasionada pelo mal funcionamento das proteínas betamiloide e tau.
Dia 21 de Setembro é o Dia Mundial da Doença de Alzheimer. Por isso, esse mês é conhecido como Setembro Roxo ou Setembro Lilás.