Cabelos: Antes que caiam, é possível prevenir?
A queda capilar é algo que preocupa homens e mulheres de maneira geral, principalmente se há algum tipo de propensão genética, ela já tira o sono antes mesmo de acontecer
QUEDA DE CABELOA queda capilar é algo que preocupa homens e mulheres de maneira geral. Principalmente se há algum tipo de propensão genética, ela já tira o sono antes mesmo de acontecer. Mas será possível prevenir a queda? Segundo a Dra. Cássia Ramos Coelho Bolpato Loures, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a prevenção depende muito do tipo de queda capilar. “Bons hábitos alimentares, como dietas sem restrições intensas, e consultas médicas anuais para manter a saúde dos fios em dia são formas de ajudar a ter um cabelo saudável. Porém, algumas quedas de cabelo são inevitáveis e imprevisíveis”, alerta a médica.
A dermatologista conta que geralmente as quedas capilares se iniciam por volta dos 40 anos nos homens, enquanto para mulheres a acentuação da queda dos fios é mais comum a partir da menopausa. “Mas, infelizmente, podemos ter queda de cabelo em qualquer idade. A melhor prevenção é o cuidado e a consulta periódica com um dermatologista expert em cabelos”, afirma.
Segundo a médica, da cidade de Petrópolis (RJ), o fator genético é muito importante, indicando maior propensão à queda, mas não é imperativo. “Quando há alopecia em parentes de primeiro grau, como pais ou irmãos, o paciente pode ficar mais atento e procurar um dermatologista para um acompanhamento mais precoce. A prevenção total nem sempre é possível, mas um tratamento precoce pode postergar o surgimento da alopecia ou sua evolução para a perda total dos cabelos”, alerta. Geralmente, o tratamento envolve medicamentos via oral e tópicos, sempre prescritos pelo dermatologista após avaliação individualizada.
Já as quedas causadas por dano químico (alopecia química) ou pelo repuxamento excessivo dos fios (alopecia de tração) são bem mais fáceis de serem evitadas. A dermatologista indica evitar o uso de alisamentos e tinturas mais agressivas, por exemplo. “Evite os fatores que causam a queda e hidrate sempre bem os fios. Quando for utilizar penteados como coques e rabos de cavalo, evite repuxar muito”, ensina.
Outro cuidado indicado pela dermatologista é a proteção solar. “Ao se expor ao sol, use sempre bonés ou chapéus com filtro UV para proteger o couro cabeludo e produtos protetores térmicos e cremes hidratantes adequados para proteger os fios dos danos do sol, do mar e da piscina”, completa.