Jovem contrai 'doença da urina preta' após consumir sashimi; estado de saúde é grave
Os pais de Kelly afirmaram que a filha está sendo submetida a uma hemodiálise depois que os rins apresentaram uma sobrecarga e não estão funcionando corretamente
SÍNDROME DE HAFFKelly Silva, 27, está em estado grave, internada em UTI de um hospital de Goiás, depois de comer peixe em um restaurante de comida japonesa localizado no município de Goianésia (GO), e desenvolver a síndrome de Haff, conhecida como doença da urina preta.
Conforme informações do portal UOL, Kelly jantou sashimi de tilápia e de salmão no dia 23 de junho e, segundo a família, pouco tempo depois ela começou a passar mal, apresentando sintomas gastrointestinais, como vômito. No dia 24, o estado de saúde de Kelly piorou após ela apresentar endurecimento dos músculos e sentir fortes dores no corpo.
A jovem foi socorrida para o hospital municipal irmã Fanny Duran, mas devido à gravidade do caso, a jovem foi transferida para o hospital Jardim América, em Goiânia, no dia 26 de junho, onde permanece internada. Segundo a SMS (Secretaria Municipal de Saúde) de Goianésia, o estado de saúde da jovem é "estável" e "requer cuidados específicos". A confirmação da síndrome de Haff ocorreu por meio de exames realizados na paciente, no hospital Jardim América.
A família de Kelly contou em entrevista à TV Anhanguera que a jovem foi jantar com uma prima, mas que somente ela apresentou sintomas da síndrome de Haff. Os pais da jovem, Maria da Conceição e Nivaldo Carlos da Silva, disseram que ela apresentou vômitos e, 24h depois, ficou com os músculos do corpo enrijecidos, sem conseguir andar, e sentindo fortes dores.
Os pais de Kelly afirmaram que a filha está sendo submetida a uma hemodiálise depois que os rins apresentaram uma sobrecarga e não estão funcionando corretamente. A jovem não tem previsão de alta médica. Eles contaram que a filha é apaixonada por comida japonesa e já frequentou outras vezes o restaurante que serviu o sashimi contaminado pela toxina que causa da síndrome de Haff.
A síndrome de Haff é conhecida por doença da urina preta porque o doente apresenta a urina de cor escura causada pela destruição de proteínas presentes nos músculos, que os rins não conseguem eliminá-las. A doença é considerada rara e é causada por uma toxina biológica presente em peixes, que não é eliminada com o cozimento do alimento. Informações do Viver Bem do portal UOL.