Criador de HQs traz projeto para incentivar autores sul-mato-grossenses
Quem tiver interesse em participar, as inscrições das oficinas on-line ficam disponíveis de 15 de julho a 15 de agosto
GIBI MSNatural de São Paulo, o autor de histórias em quadrinhos e arte educador Fabio Quill, que vive hoje em Campo Grande, traz para os sul-mato-grossenses um curso para o público que é amante das famosas HQs. O projeto intitulado "GIBI MS" vai auxiliar autores iniciantes, residentes no Mato Grosso do Sul, para o desenvolvimento de histórias inéditas, que comporão uma coletânea.
Quem tiver interesse em participar, as inscrições das oficinas on-line ficam disponíveis de 15 de julho a 15 de agosto no link https://forms.gle/Kpqn4rEMnZrS1A5g9. Após análise da Comissão de Avaliação – formada por convidados do autor entre especialistas no segmento, cujos nomes não são divulgados antes do encerramento –, serão selecionados seis autores ou dupla de autores de HQ.
“Embora existam autores publicando de forma esporádica e independente, falta amadurecimento no conteúdo e no produto cultural”, diz. Em sua opinião, mesmo com tanta deficiência, a prova de que esse potencial existe é a resposta de público e divulgação de suas oficinas e do seu evento, intitulado TQL, um dos pioneiros exclusivamente sobre HQs no Estado.
Os encontros acontecerão uma vez por semana, sempre às terças-feiras, das 19h às 21h, por cinco meses, iniciando no dia 11 de agosto. Para a mentoria e produção das histórias serão dedicados seis meses, totalizando 11 meses de projeto, que culminará com o lançamento da publicação.
Em 2020, Fábio foi indicado ao prêmio HQMix. Entre suas publicações estão: Onírica (2017), Amálgama (2019), A Casa Baís (2021) e o projeto HQ MURAL. Fábio também é um dos contemplados pelo Rumos Itaú Cultura.