MS pode ganhar campanha Março Roxo para conscientização sobre epilepsia
Antonio Vaz também apresentou projeto que dispõe sobre doação de bicicletas apreendidas
AGÊNCIA DE NOTÍCIASO Calendário Oficial de Eventos do Mato Grosso do Sul pode ganhar mais uma campanha à favor da saúde dos cidadãos. Apresentado pelo deputado Antonio Vaz (Republicanos), o Projeto de Lei 189/2021 institui o Março Roxo, mês destinado à conscientização sobre a epilepsia.
A previsão é que o evento seja realizado anualmente, com o intuito de informar, esclarecer, conscientizar, envolver e mobilizar a sociedade civil sobre a doença. Os órgãos públicos poderão promover a iluminação e/ou a decoração do espaço físico com a cor roxa, como forma de dar à população visibilidade sobre o tema.
As medidas poderão contar com a cooperação da iniciativa privada e/ou de entidades civis, organizações profissionais e científicas. “É uma doença que tem uma repercussão social estigmatizada, causando discriminação e preconceitos àqueles que enfrentam tal enfermidade. O objetivo é justamente combater o preconceito por meio da disseminação de informações, divulgando o conhecimento”, destacou Vaz.
O parlamentar também apresentou o Projeto de Lei 188/2021 que dispõe sobre a doação de bicicletas apreendidas, por ato administrativo ou de polícia, para instituições beneficentes que as transformem em cadeiras de rodas e outros objetos. A matéria afirma que as bicicletas apreendidas serão doadas quando não sejam reivindicadas por seus proprietários e após cumprida as formalidades legais.
Ainda segundo o projeto, são vedadas a doação de bicicletas que sejam objeto de investigação criminal e a comercialização das bicicletas e das respectivas peças e acessórios usados e recondicionados. As entidades beneficentes deverão realizar, em contrapartida, uma doação de 50% das cadeiras produzidas para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).