Eliza Moreira | 13 de maio de 2021 - 14h54

Primeira academia pública de musculação de Campo Grande completa quatro anos de funcionamento

O projeto é uma parceria da Fundação Municipal de Esportes (Funesp) e da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb)

NA CAPITAL
Academia está temporariamente desativada. - (Foto: Divulgação)

Há quatro anos, nesta mesma data, dia 13 de maio, a população de Campo Grande recebia a primeira academia pública de musculação. Funcionando no estilo “estúdio”, a unidade foi instalada no Parque Ayrton Senna. O projeto é uma parceria da Fundação Municipal de Esportes (Funesp) e da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb).

Por conta da pandemia e a instalação do drive thru de vacinação Covid-19 no Parque Ayrton Senna, a academia está temporariamente desativada. O coordenador de atividades do parque, Alex Manoel, explica que a turma mescla atendimento de idosos e jovens. “Atualmente, estamos atendendo com oficinas de treinamento funcional para alguns alunos que faziam uso da sala e dos equipamentos”, disse.

Embora a suspensão de atendimento de musculação na academia, em contrapartida, durante as restrições sanitárias impostas para ambientes fechados e de uso coletivo, cresce cada vez mais a procura por treinos ao ar livre em praças e parques municipais.

Conforme o setor de gerência de atividades sistemáticas da Funesp, a procura tem sido significativa desde a flexibilização. As oficinas presenciais estão funcionando com limite de 40% na capacidade máxima, não podendo ultrapassar o limite de 50 pessoas.

“Nós percebemos que cada vez mais a nossa população está preocupada com o bem-estar. Estamos trabalhando para cada vez mais aumentar as oportunidades de atividades físicas nas nossas praças e parques, com toda a biossegurança necessária”, assegura o diretor-presidente da Fundação, Claudinho Serra.

A segunda academia do mesmo estilo, instalada no Parque Jacques da Luz, continua recebendo moradores de segunda a sexta-feira, das 6h às 11h e das 16h às 21h. Antes das regras de biossegurança contra o vírus, a unidade atendia cerca de 12 moradores por hora, agora, com as normas vigentes por decreto, o espaço é utilizado por até 5 pessoas no mesmo horário.

Academias ao ar livre

Além da musculação em estúdio, os parques, praças, centros olímpicos e comunitários também oferecem alternativas para malhar em academias ao ar livre. São 17 unidades com atividades liberadas. Para não gerar aglomeração e manter a higienização dos locais, cada academia tem um horário diferente.

Confira os locais:

Parque Ayrton Senna

Centro Comunitário Recanto dos Rouxinóis

Centro Olímpico Rui Jorge da Cunha

Praça Itanhangá

Associação dos Moradores Maria Aparecida Pedrossian

Associação de Moradores Jardim Bonança

Praça Brasilina de Aguiar

Jardim Petrópolis

Praça Belmar Fidalgo

Orla Morena

Praça Camilo Boni

Praça e Associação dos Moradores José Carlos da Silva

Parque Sóter

Praça Professor José Barbosa Rodrigues

Praça Vila Margarida

Praça Esportiva Elias Gadia

Parque Tarsila do Amaral