Concurso escolherá monumento para Centenário da Semana de Arte Moderna
O monumento será definitivo e, entre os critérios, está a necessidade de o material e técnicas utilizados para confecção da obra serem resistentes
EM SÃO PAULOA prefeitura de São Paulo abriu inscrições para dois concursos artísticos no contexto da celebração do Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, cujo tema é “Modernismo 22+100”. O primeiro será para a elaboração de um monumento para a cidade, com inscrições até 14 de junho, e outro para um cartaz para simbolizar as celebrações, com inscrições até 5 de julho.
O concurso de monumentos vai escolher uma obra para ficar na Praça das Artes, na esquina da Avenida São João com a Rua Formosa, de frente para o Anhangabaú, e é coordenado pelo Departamento de Patrimônio Histórico (DPH), da Secretaria Municipal de Cultura.
O monumento será definitivo e, entre os critérios, está a necessidade de o material e técnicas utilizados para confecção da obra serem resistentes, tendo em vista sua exposição ao ar livre, além de ter linguagem artística atual e dialogar com o ambiente onde será instalada. O edital está no site da prefeitura.
No concurso de cartazes, serão ao todo 20 premiados, com classificação de primeiro, segundo e terceiro lugar, e 17 menções honrosas. Os cartazes premiados serão expostos em mostra única como parte da comemoração do Centenário da Semana de 1922, nos espaços expositivos do Centro Cultural São Paulo. O edital também está no site da prefeitura.
Os critérios utilizados para a seleção dos cartazes serão a adequação gráfica e estética ao tema e qualidade artística da proposta gráfica - originalidade, mérito estético e artístico, impacto cultural, social e econômico, inovação e originalidade da proposta gráfica.