31 de dezembro de 1969 - 21h00

Grande Prêmio do Brasil de F1 acontece hoje e premia com troféus de plástico reciclado

Automobilismo
O troféu de 2008- foto ao lado - teve design de Oscar Niemeyer e também era feito de material recicl

O  material para construção do troféu virá do plástico coletado e reciclado no Autódromo de Interlagos.A empresa responsável pela matéria-prima do troféu é a Braskem - que apresentou na sexta-feira, 16, aos jornalistas do país e do exterior sua completa infra-estrutura de reciclagem, montada no autódromo de Interlagos para produzir o troféu com plástico reciclado coletado no local, durante todos os dias da Fórmula 1.

  No período, uma mini usina de reciclagem estará em funcionamento para recuperar o plástico descartado, transformá-lo em troféus e entregar como prêmio aos vencedores da prova de Fórmula 1. O troféu deste ano será uma reedição do desenho desenvolvido em 2008, pelo mestre brasileiro da arquitetura, Oscar Niemeyer, por sua beleza e originalidade.

  Essa operação envolve as seguintes etapas: coleta seletiva, triagem, moagem, secagem, extrusão e usinagem do troféu. “Com essa ação, além de mostrar na prática que o plástico, presente em nosso dia a dia, é 100% reciclável e 100% reutilizável, também queremos demonstrar a importância da coleta seletiva para minimizar os impactos ambientais”, destaca Jorge Soto, diretor de

  Desenvolvimento Sustentável da Braskem, lembrando que hoje a reciclagem é um tema de crescente relevância em relação aos aspectos ambiental e social.
O Brasil é o primeiro país a utilizar material reciclado em um troféu do GP.