Da redação | 16 de abril de 2021 - 09h50

Município de Dourados implementa CAPS infantojuvenil

O Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil é destinado ao atendimento de crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes

EM DOURADOS
A unidade atende crianças e adolescentes - (Foto: Divulgação)

O Município de Dourados instalou um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil – CAPS i, com serviço aberto e de caráter comunitário, destinado ao atendimento de crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes, e aos que fazem uso de drogas e álcool.

A instalação do Centro atende ao acordo celebrado entre o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul e o Município, após propositura de uma Ação Civil Pública em que se pedia a implantação, de forma efetiva, de Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil – CAPS i e de Unidades de Acolhimento Adulto e Infantojuvenil.

O procedimento foi instaurado pora conta de relatos trazidos por representantes das comunidades terapêuticas com atuação em Dourados, os quais expuseram o contexto de abandono e precarização absolutos vivenciado por essas instituições ao longo dos últimos anos.

A unidade atende crianças e adolescentes que apresentam, prioritariamente, intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas, e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida.

Por causa da pandemia, as atividades em grupo, como oficinas, estão suspensas no CAPS infantojuvenil de Dourados/MS. Os demais atendimentos ambulatoriais e consultas médicas estão sendo ofertados normalmente.

O CAPS i iniciou os trabalhos no dia 4 de janeiro de 2021, e está situado na Rua Monte Alegre, n. 707, Vila Matos, Dourados/MS. O horário de funcionamento é das 7h às 17h. O contato pode ser feito pelo e-mail capsi.sems@dourados.ms.gov.br e pelos telefones (67) 9 8454-6203 e (67) 3426-1758.