Agepen reinaugura amanhã prédio do Patronato Penitenciário da Capital
Segurança
A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) faz nesta sexta-feira (25) a reinauguração da estrutura do Patronato Penitenciário de Campo Grande. O evento acontece às 8 horas e contará com a presença do secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, e do diretor-presidente da Agepen, Deusdete Oliveira.
O prédio do patronato passou por reformas, envolvendo a pavimentação da área externa; pintura das paredes; ampliação de duas salas para os atendimentos psicossociais; melhoria na estrutura e construção de banheiros; entre outras ações. Para a realização das obras, a Agepen contou com o apoio da empresa Pav Tubo – parceira da agência penitenciária no oferecimento de trabalho remunerado a detentos – que doou os materiais de construção necessários.
De acordo com a diretora do Patronato Penitenciário da Capital, Marisa Delalíbera Nunes da Cunha, a reestruturação do local também envolveu a reorganização dos prontuários criminais com a instalação de 17 novas prateleiras, doadas pela Associação Cristã Pais e Filhos.
Outra novidade, segundo a diretora, será a intensificação do uso da informática nas ações de fiscalização dos internos, com a implantação de leitor biométrico para identificação digital dos reeducandos no momento do cadastro no Patronato e durante as vistas nos seus locais de trabalho. O Conselho da Comunidade de Campo Grande doou um computador, duas impressoras, seis notebooks equipados com webcam e aparelhos biométricos – entre outros acessórios – para a implantação do sistema.
O Patronato Penitenciário é a unidade responsável por promover a integração social e efetivar os direitos de assistência aos custodiados, tendo como função principal o acompanhamento sistemático aos sentenciados, esclarecendo sobre o cumprimento das condições impostas em seu benefício, e reinseri-los no contexto social, auxiliando-os, por exemplo, na recolocação no mercado de trabalho.
A equipe técnica também atua no acompanhamento da família do preso e na confecção de carteiras de visitantes, documento que autoriza a entrada de familiares de internos nas unidades penais nos dias de visita.