MP pede para Allianz Parque mudar formato de evento da final da Copa do Brasil
Em portaria, promotor afirma que reunir 2 mil pessoas no estádio para transmissão de jogo pode ser perigoso por causa da pandemia
ESPORTEO promotor de Justiça Arthur Pinto Filho, da Promotoria de Justiça dos Direitos Humanos do Ministério Público (MP), pediu nesta quinta-feira para o Allianz Parque mudar a configuração do evento marcado para o próximo domingo por causa dos cuidados com a pandemia do novo coronavírus. A arena abriu a venda de ingressos e quer receber até 2 mil pessoas para transmitir pelo telão a final da Copa do Brasil entre Grêmio e Palmeiras com o público separado em mesas distanciadas por 2 metros entre si.
Na portaria, o promotor cita a reportagem do Estadão que trouxe detalhes sobre o evento e relata que por causa da elevada quantidade de casos de covid-19 em São Paulo, o formato precisa ser alterado. O Allianz Parque recebeu duas propostas para readequação. Na primeira, evento precisa ser montado no esquema drive-in, com as pessoas sem poder sair dos carros. Na segunda, o limite de público tem de ser reduzido de 2 mil para 1,2 mil pessoas.
O Allianz Parque foi procurado pela reportagem para comentar o assunto, mas ainda não retornou o contato. Na portaria, o promotor explicou que fez na tarde desta quinta-feira uma reunião com representantes da arena. Nesse encontro, os gestores do estádio do Palmeiras explicaram ser difícil mudar o evento por causa da venda de ingressos e pela organização já realizada para receber o público.
"Ocorre que só a movimentação de duas mil pessoas na região do estádio já indica uma aglomeração não condizente com o denominado Plano São Paulo. Serão duas mil pessoas indo na mesma direção, entrando no local praticamente no mesmo horário e dele saindo no mesmo instante. Muitos ainda irão pegar seus veículos no mesmo estacionamento do local", escreveu o promotor na portaria.
A arena explicou ao MP que desde outubro tem se preparado para organizar a transmissão de um jogo. A proposta do evento de domingo é que cada mesa seja ocupada por até quatro pessoas da mesma família e não exista aproximação com qualquer outro grupo de torcedores. O Allianz Parque tem realizado nos últimos meses uma série de eventos, porém todos foram no formato drive-in.