Leandro Silveira | 30 de janeiro de 2021 - 19h24

Santos é vice-campeão da Libertadores com escalação inédita de Cuca na final

Cuca também optou pelo goleiro John ao invés de João Paulo. Eles têm se revezado na meta santista nos últimos meses. E o escalado também foi reserva na maior parte da campanha, tanto que esta foi apenas a 14.ª vez em que ele iniciou uma partida no Santos

ESPORTE
Santos é vice-campeão da Libertadores com escalação inédita de Cuca na final

O Santos perdeu a final da Copa Libertadores com uma formação inédita. Neste sábado, na derrota por 1 a 0 para o Palmeiras, no Maracanã, o técnico Cuca colocou em campo uma formação inédita nos, até agora, 60 jogos que o time disputou na temporada 2020.

Isso se deu muito pela escolha mais surpreendente na escalação santista: Sandry. O jovem meia, de 18 anos, foi o escolhido por Cuca para começar jogando para reforçar o seu setor, em detrimento do atacante Lucas Braga, em alteração desfeita durante o segundo tempo. E foi o apenas o seu 11.º jogo como titular na temporada.

Cuca também optou pelo goleiro John ao invés de João Paulo. Eles têm se revezado na meta santista nos últimos meses. E o escalado também foi reserva na maior parte da campanha, tanto que esta foi apenas a 14.ª vez em que ele iniciou uma partida no Santos pela temporada.

Os outros nove jogadores escolhidos por Cuca compuseram a base da equipe durante toda a temporada: Felipe Jonatan, Diego Pituca, Luan Peres, Pará, Soteldo, Marinho, Kaio Jorge, Lucas Veríssimo e Alison, de volta ao time após se recuperar do coronavírus.

O Santos usou outras peças na campanha, como os zagueiro Luiz Felipe e Alison, os meio-campistas Jobson, Jean Mota e Carlos Sánchez, os atacantes Raniel e Arthur Gomes, o lateral-direito Madson.

Alguns jogadores deixaram o clube durante o torneio, como o meia Evandro, o goleiro Everson e o atacante Eduardo Sasha. Além disso, o clube começou a Libertadores sob o comando de Jesualdo Ferreira e teve três presidentes na campanha: José Carlos Peres, Orlando Rollo e, agora, Andrés Rueda.

Vice-campeão da Libertadores, o Santos terminou a sua campanha com 8 vitórias, 3 empates e 2 derrota nos 13 jogos disputados. O time marcou 20 gols e sofreu 10. Teve Kaio Jorge como artilheiro, com 7 gols marcados.