Iander Porcella | 26 de janeiro de 2021 - 15h22

Senado dos EUA aprova nomeação de Antony Blinken para secretário de Estado

Durante uma sabatina no Comitê de Relações Exteriores do Senado, realizada na semana passada, Blinken disse que concordava com a posição do ex-presidente Donald Trump em relação à China

INTERNACIONAL
Indicado de Biden para Secretário de Estado, Antony Blinken - (Foto: REUTERS / Mark Makela)

O Senado dos Estados Unidos aprovou nesta terça-feira, 26, a nomeação de Antony Blinken, 58 anos, para o cargo de secretário de Estado. Foram 78 votos favoráveis à indicação e 22 contrários. O democrata, que será o 71º a ocupar a posição de principal diplomata americano, é amigo de longa data do presidente Joe Biden.

Durante uma sabatina no Comitê de Relações Exteriores do Senado, realizada na semana passada, Blinken disse que concordava com a posição do ex-presidente Donald Trump em relação à China. "Temos obrigação de mostrar que nosso modelo é mais efetivo que o da China", afirmou na ocasião.

Ele também declarou que buscará retomar o Acordo Nuclear com o Irã, mas ponderou que há "um longo caminho" para que esse objetivo seja alcançado.

Blinken atuou como secretário adjunto de Estado, de 2015 a 2017, e foi assessor adjunto de Segurança Nacional dos EUA, entre 2013 e 2015, durante o governo Barack Obama.

Além do secretário de Estado, também já foram confirmados pelo Senado a secretária do Tesouro, Janet Yellen, o secretário de Defesa, Lloyd Austin, e a diretora de Inteligência Nacional, Avril Haines.