Assessoria de comunicação | 20 de janeiro de 2021 - 16h14

Campanha do Comper arrecada quase 2 toneladas de alimentos para 11 instituições

Foram arrecadados 1.900 quilos de alimentos

SOLIDARIEDADE
Parte dos alimentos arrecadados Abrapec - (Foto: Divulgação)

Entre novembro e dezembro do ano passado a rede de supermercados Comper realizou a 21ª edição da campanha ‘Alimente a Esperança’, promovendo interação entre clientes e 11 entidades assistenciais que prestam atendimento à população, ficando uma em cada loja localizada em Campo Grande. Foram arrecadados 1.900 quilos de alimentos.  

A Abrapec (Associação Brasileira de Assistência às Pessoas com Câncer) contou com ponto de coleta na loja Rui Barbosa e conseguiu arrecadar 482 quilos de alimentos, por exemplo. Conforme Milton César Leão, gerente administrativo da entidade, 100 pessoas em tratamento de câncer são atendidas no local e mesmo com a pandemia do coronavírus os serviços não foram interrompidos, mas ampliados, com a entrega de máscaras, cestas básicas, além dos atendimentos psicológicos, sociais e nutricionais, que passaram a ser realizados remotamente. “Para nós foi uma honra participar da campanha e poder levar informações à população sobre o que nossa entidade faz. Legal também saber que ficamos em primeiro lugar no ranking de arrecadações. Os clientes do Comper foram essenciais nessa dinâmica”. 

Arrecadação no Comper Brilhante 

Participante pela primeira vez da campanha, a AACC/MS (Associação dos Amigos das Crianças com Câncer de Mato Grosso do Sul) arrecadou 889 produtos, entre alimentos, limpeza e higiene pessoal no ponto de coleta da loja Brilhante. De acordo com Maria Lucia Smaniotto, coordenadora do voluntariado, “ficamos muito felizes porque é importante divulgar a nossa instituição na cidade e em segundo lugar porque os alimentos e materiais de higiene e limpeza nos ajudam a manter com qualidade a alimentação e organização da instituição. É uma forma de a sociedade conhecer também os trabalhos das instituições que realizam ações relevantes em prol da comunidade”.  

A campanha Alimente a Esperança ajudou cerca de 400 crianças e suas famílias na AACC/MS. “Essas crianças que estão em fase de tratamento e moram no interior precisam vir até Campo Grande para se tratarem, geralmente acompanhadas por alguém da família. Aqui elas ficam hospedadas na entidade pelo tempo que precisarem. Em decorrência da pandemia do coronavírus, as doações têm diminuído e muita gente vem perdendo emprego; não é diferente das famílias dos pacientes atendidos por nós”, ressalta Maria Lucia.  

Conforme Fernanda Bardauil, gerente de relacionamento do Comper, a campanha é importante porque supre uma demanda muito grande, que é a comida. “Nossa rede recebe muitos pedidos de materiais de limpeza, fraldas e principalmente alimentos. É uma forma de o Comper abrir as portas para essas instituições, tornando-as mais conhecidas. Os clientes, no entanto, podem colaborar com a quantidade de alimentos que quiserem. O importante é ajudar e assim garantir que o natal e ano novo sejam mais alegres para essas famílias. É um privilégio chegar à 21ª edição, sabendo que muita gente carente vem sendo ajudada desde 2000”, frisa Fernanda.   

Além da Abrapec e AACC/MS, nesta edição também participaram as seguintes entidades: Sirpha Lar do Idoso (Comper São Francisco), Cotolengo (Hiper Center Jardim dos Estados), Abrec – Associação Beneficente dos Reinais Crônicos (Ypê Center), Alpa – Associação Lar do Pequeno Assis (Comper Zahran), Casa da Criança Peniel (Comper Tamandaré), Clínica da Alma (Comper Tijuca), LBV – Legião da Boa Vontade (Comper Joaquim Murtinho), Afim – Associação Redentorista Filhos de Maria (Comper Euler), e Segunda Casa (Comper Spipe Calarge).   

A CAMPANHA – A campanha ‘Alimente a Esperança’ foi idealizada pelo Comper em 2000 e de lá até agora já foram arrecadados mais de 40 mil quilos de alimentos. No início, representantes do Rotary e Lions iam até as lojas e solicitavam alimentos para as instituições ajudadas por eles, mas de 2015 em diante o projeto passou a arrecadar alimentos para instituições que já participaram do Troco Solidário, que consiste na arrecadação de moedas que os clientes doam nos caixas das lojas quando fazem suas compras e beneficiam sobremaneira essas instituições que, geralmente investem a grana em benfeitorias para melhor atenderem a população assistida.