Com início das aulas, materiais escolares tem variação de 835% no preço na Capital
Para a comparação, foram considerados 143 itens de listas de materiais escolares solicitados em Campo Grande
PREÇOUma pesquisa do Procon Campo Grande encontrou grande variação de preço dos materiais escolares comercializados na Capital. Com o objetivo de ajudar os consumidores a encontrar os melhores preços, o Procon fez uma comparação em 11 estabelecimentos comerciais e encontrou variação de até 835% no preço.
Para a comparação, foram considerados 143 itens de listas de materiais escolares solicitados em Campo Grande, incluindo: apontador, borracha, caderno, canetas esferográfica e hidrográfica, colas em bastão e líquida, fita corretiva, giz de cera, lápis preto e colorido, lapiseira, marca texto, massa de modelar, papel sulfite, pintura a dedo, refil para fichário, régua e tesoura escolar. A maior variação, de 835%, foi encontrada em uma caneta de marca texto da marca Faber-Castell, modelo Grifpen.
O Subsecretário do Procon Campo Grande, Vinicius Viana, alerta sobre a importância da pesquisa de preços, que ajudará o consumidor a comprar o material escolar de seus filhos conforme o orçamento família.
O Procon ressalta que a Lei nº 12.886 de 26/11/2013 proíbe a exigência de aquisição de qualquer material escolar de uso coletivo (materiais de escritório, de higiene ou limpeza, por exemplo). Antes de ir às compras, é bom verificar quais dos produtos da lista de material o consumidor já possui em casa e, ainda, se estão em condição de uso, evitando assim, compras desnecessárias.