09 de janeiro de 2021 - 13h47

Hospital de Bonsucesso retoma transplantes de córnea após incêndio

Primeira cirurgia foi na quinta e paciente não precisou ser internada

SAÚDE
Hospital de Bonsucesso retoma transplantes de córnea após incêndio - ( Foto: Agência Brasil/Divulgação/HFB )

O Hospital Federal de Bonsucesso, no Rio de Janeiro, anunciou a retomada dos transplantes de córnea, que estavam suspensos desde o incêndio que atingiu a unidade, há pouco mais de dois meses. Os pacientes serão convocados seguindo a fila única para realizar o procedimento no estado - atualmente mais de 2 mil pessoas esperam a vez.

O primeiro transplante, realizado nesta quinta-feira (7), no Centro Cirúrgico Ambulatorial do hospital, foi o de Irene Machado de Souza, que não precisou de internação e voltou para casa após o procedimento. Irene já tinha feito um transplante de córnea em 2012, porém teve rejeição e não enxergava do olho direito. Seu caso passou a ser acompanhado pelo Hospital Federal de Bonsucesso em 2018. "Peço que as pessoas continuem doando os órgãos para que pessoas como eu possam fazer o transplante", disse Irene.

De acordo com o médico Paulo Phillipe Moreira, responsável por tais cirurgias na unidade de Bonsucesso, a equipe está preparada para o atendimento com os protocolos adequados em meio à pandemia de covid-19. "O intuito é realizar transplante toda semana, mas dependemos das doações”, afirmou.

Equipe médica realiza primeiro procedimento cirúrgico após incêndio no hospital - Divulgação/HFB