20 de dezembro de 2020 - 09h10

Retrospectiva 2020 - Relembre os fatos que marcaram fevereiro

A infecção provocada pelo novo coronavírus passou a receber o nome oficial de Covid-19 em fevereiro de 2020

RETROSPECTIVA
Retrospectiva 2020 - (Foto: Agência Brasil)

A infecção provocada pelo novo coronavírus passou a receber o nome oficial de covid-19 em fevereiro de 2020. O nome é um acrônimo do termo "doença por corona vírus" em inglês – CoronaVirus Deceased 2019

O contínuo aumento de casos fez a Organização Mundial da Saúde (OMS) elevar para “muito alto” o risco em nível global de disseminação do vírus.  

Um grupo de pesquisadores brasileiros fez o primeiro sequenciamento genético do coronavírus na América Latina. O trabalho foi desenvolvido pelo Instituto Adolfo Lutz, em parceria com o Instituto de Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e com a Universidade de Oxford, da Inglaterra.

Em fevereiro, o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de um brasileiro infectado pelo novo coronavírus. Tratava-se de um homem de 61 anos, morador da cidade de São Paulo, que esteve na região da Lombardia, no norte da Itália, entre os dias 9 e 21 do mesmo mês.

Após confirmar o primeiro caso no país, o Ministério da Saúde anunciou que iria antecipar a vacinação contra a gripe em 2020. Prevista para abril, a imunização teve início no dia 23 de março.

O novo coronavírus alterou comércio o exterior diante da expectativa de aumento de casos no país, principalmente pelos contatos entre empresários nacionais e estrangeiros, em especial da China e de países europeus.

Repatriação de brasileiros na China

Em fevereiro, o Itamaraty e o Ministério da Defesa anunciaram que trariam de volta ao país todos os brasileiros que se encontravam na região de origem da epidemia e que manifestassem desejo de retornar. 

*/

 

Financiamento imobiliário com juros fixos

Moradias do programa de habitaçãol, em São Sebastião, Distrito Federal - Marcelo Camargo/Agência Brasil/Arquivo*/

A escola de samba Águia de Ouro foi a campeã do grupo especial do carnaval de São Paulo de 2020. Este foi o primeiro título da agremiação, que foi a quinta a entrar no sambódromo. A Mancha Verde ficou em segundo lugar.

*/

 

Novo site da Agência Brasil

Acessibilidade no site da Agência Brasil - Marcelo Camargo/Agência BrasilProdução e venda de alimentos orgânicos- Arquivo/Rovena Rosa/Agência Brasil/AtquivoMoedas Real  - REUTERS/Bruno Domingos/Direitos Reservados*/