Da Redação | 03 de novembro de 2020 - 17h00

Presídios de MS seguem com visitas suspensas até o dia 13

Presídios de MS seguem com visitas suspensas até o dia 13

DEVIDO O COVID-19
Em casos de suspeita, o interno recebe atendimento médico e é isolado da massa, se necessário - (Foto: Divulgação)

Permanecem suspensas até o da 13 de novembro as atividades e visitas presenciais nas unidades penais de Mato Grosso do Sul.

A Agepen está realizando estudos, em conjunto com  órgãos de saúde, para adoção de novos protocolos, com o objetivo de retornar as visitas sociais e presenciais, de forma gradativa e segura, em todas as unidades penais do estado.

A prorrogação  é uma forma de garantir maior proteção não só aos internos e servidores, como também aos familiares dos detentos e à sociedade como um todo. A medida visa evitar a entrada de grande volume de pessoas nos estabelecimentos prisionais, o que provocaria uma maior disseminação da Covid-19 no ambiente carcerário e fora dele.

Conforme a Nota Técnica,  continua sendo implementada a operacionalização das visitas sociais virtuais como alternativa para priorizar o contato familiar durante o cumprimento de pena de homens e mulheres em presídios do estado.

Em casos de suspeita, o interno recebe atendimento médico e é isolado da massa, se necessário. Testagens em massa também vêm sendo realizadas, bem como o isolamento e acompanhamento sistemático do quadro de saúde dos casos positivados.

O novo documento com prorrogação dos prazos foi encaminhado aos presídios e unidades assistenciais da Agepen, além de órgãos públicos ligados à saúde, justiça, execução penal e afins para conhecimento.