Duplantis supera Bubka e estabece maior marca do salto com vara ao ar livre
Sueco quebra recorde de 26 anos na etapa de Roma da Liga Diamante
ESPORTEO sueco Armand Duplantis, recordista mundial do salto com vara (6,18 metros), registrou a melhor marca ao ar livre, nesta quinta-feira, na etapa de Roma da Liga Diamante, ao superar o sarrafo em 6,15 metros.
Duplantis começou a saltar em 5,45 metros. Passou fácil também por 5,70 e 5,80. Errou com 5,85 metro e parece ter ganho motivação. Passou na segunda tentativa e já subiu a barra para 6,15 metros. Falhou na primeira tentativa, mas registrou a melhor marca da história ao ar livre na segunda tentativa. Apesar da facilidade com que realizou o movimento, o atleta preferiu festejar a tentar melhorar seu desempenho.
Duplantis, de 20 anos, superou em um centímetro a marca anterior que pertencia ao lendário ucraniano Sergey Bubka, obtida em 31 de julho de 1994, em Veneza, na Itália. Ele conseguiu o recorde mundial de 6,18 metros em 15 de fevereiro deste ano, em Glasgow, na Escócia, em um evento indoor.
O francês Renaud Lavillenie terminou em quarto com apenas 5,70m, sendo superado pelo belga Ben Broeders com 5,80m (melhor marca pessoal), segundo colocado, e pelo filipino Jhon Obiena, que obteve a mesma altura. O brasileiro Thiago Braz, medalha de ouro na Olimpíada do Rio-2016, não participou da etapa de Roma.