31 de dezembro de 1969 - 21h00

Escrito por Lourival Fagundes, livro traz história da vida de Lúdio Coelho

Literatura

Uma das principais figuras da política de Mato Grosso do Sul, o ex-prefeito de Campo Grande, ex-senador e produtor rural Lúdio Martins Coelho é personagem central do livro lançado no Tatersal de Elite 1 do Parque de Exposições Laucídio Coelho.

A biografia, escrita pelo professor mestre em Economia Lourival Fagundes, reúne depoimentos de familiares, amigos e profissionais que tiveram contato com o político, assim como descreve sua trajetória do ponto de vista bastante pessoal do autor.

Prefaciado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e com apresentação da Conselheira do Tribubnal de Contas do Estado Marisa Serrano, o livro procura expor os motivos que levaram o nome de Lúdio Coelho a ser um dos mais reconhecidos nacionalmente. A cerimônia de lançamento contou com a presença de autoridades, familiares e amigos do produtor rural, que faleceu em 22 de março deste ano.
 

Sempre lembrando com carinho do ex-prefeito da Capital, falaram sobre sua importância o prefeito Nelsinho Trad, o suplente de senador Ruben Figueiró, a conselheira Marisa Serrano, o presidente da Associação de Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul), Francisco Maia, o sobrinho-neto, Edmar Neto, que já foi vereador da Capital, entre outros. Em silêncio, mas muito emocionada, a esposa Nilda Coelho assistiu à cerimônia.
 

“Lúdio sempre foi uma figura carismática e me deu dois conselhos valiosos, que representam bem a maneira como ele pensava”, afirma o prefeito Nelsinho Trad. “Você não pode atrapalhar o povo e nunca deixe acontecer uma greve de lixeiros”, lembrou para o público os conselhos dados logo após sua primeira vitória para as eleições de prefeito da Capital.


SERVIÇO - Edmar Neto (foto) também lembrou do tio-avô como homem honesto, que sempre afirmava que “política honesta não faz fortuna”. Entre os pedidos levantados na noite, Chico Maia pediu aos vereadores presentes na cerimônia que o trecho da Avenida Afonso Pena entre a Rua Ceará e a Avenida do Poeta receba o nome de Lúdio Coelho, em homenagem ao ex-prefeito. “Ele foi um grande homem, nada mais justo que nomear a nossa maior avenida”, descreve o presidente da Acrissul.
 

Lourival, autor do livro, afirmou que “essa obra é importante, pois Lúdio foi importante. Ele marcou nossa história e essa obra procura fazer um pequeno registro de sua importância”, finaliza.