“Menstruação Sem Tabu” é tema de projeto de lei na ALEMS
Projeto do deputado Herculano Borges
PROJETOO deputado Herculano Borges (Solidariedade) apresentou na sessão de hoje (15), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, o Projeto de Lei 174 de 2020, o qual institui e define diretrizes para a Política Pública “Menstruação Sem Tabu”. O propósito é de conscientização sobre a menstruação e a universalização do acesso a absorventes higiênicos no estado de Mato Grosso do Sul.
O objetivo, conforme a justificativa do parlamentar, é regular e abordar o assunto da menstruarão de forma mais ampla, a fim de definir uma política pública relacionada ao tema. O deputado, ainda, frisou duas questões: “o tabu em torno da menstruação e a dificuldade à universalização do acesso aos absorventes higiênicos por grande parte da população por diversos fatores, sendo o principal deles, seu alto custo ao consumidor final” e, ainda, um terceiro ponto, “a garantia do acesso à saúde”.
“Menstruação não deve ser um assunto a ser evitado. Toda mulher saudável, que não está grávida e nem amamentando, menstrua. Vergonha, nojo, mitos e superstições ainda são comuns quando o assunto é o ciclo menstrual”, alertou o deputado em sua justificativa.