Evander obtém resposta sobre ações de combate a queimadas no Pantanal
Conforme justificativa do parlamentar, é preciso que haja ações de combate definitivo às grandes queimadas durante a época de estiagem, entre julho e setembro, quando os focos de incêndio fogem ao controle devido ao número de ocorrências
MEIO AMBIENTEO deputado estadual Evander Vendramini (Progressistas) recebeu dos órgãos competentes resposta sobre requerimento encaminhado no mês passado, em que solicita estudos e ações para o combate aos incêndios e queimadas na região pantaneira de Mato Grosso do Sul. O pedido foi enviado ao Governo do Estado, por intermédio das secretarias de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e de Segurança Pública (Sejusp).
Conforme justificativa do parlamentar, é preciso que haja ações de combate definitivo às grandes queimadas durante a época de estiagem, entre julho e setembro, quando os focos de incêndio fogem ao controle devido ao número de ocorrências ser superior à capacidade do efetivo da Polícia Militar Ambiental. A área pantaneira sul-mato-grossense é de cerca de 97,5 mil quilômetros quadrados, o que dificulta o trabalho da PMA de fiscalizar e combater os focos, bem como multar, repreender e deter os culpados.
A Semagro informou, por meio de ofício do Instituto de Meio Ambiente da Mato Grosso do Sul (Imasul), que o Estado possui normativas que permitem aos agentes de fiscalização a autuação daqueles que provoquem incêndios em vegetação, nativa ou não. Além disso, conta com o Comitê Interinstitucional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, o qual visa o enfrentamento aos eventos críticos de incêndios que ocorrem em Mato Grosso do Sul e determinou a criação de uma sala de situação que atua permanentemente para atuar nas queimadas.
Em sua resposta, a Sejusp, por meio do Corpo de Bombeiros Militar de MS (CBMMS), comunicou que adquiriu recentemente equipamentos de proteção individual, abafadores, pinga-fogos, enxadas, facões e outros equipamentos de sapa para atuar nos atendimentos aos incêndios florestais. O CBMMS também está adquirindo viaturas do tipo autobomba tanque florestal e autossalvamentos, bem como caminhões de transporte de tropa e ônibus. A corporação informou ainda que realiza a Operação Pantanal 2020, com objetivo de fazer, desde o acompanhamento climatológico até o gerenciamento das ações de combate propriamente ditas, em parceria com a Defesa Civil, Forças Armadas, Ibama e Imasul.
Evander avaliou positivamente as informações que recebeu das secretarias. “Fico mais tranquilo em saber que todos estão preocupados com o aumento nos incêndios e queimadas que ocorrem em nosso Estado durante o período de estiagem e que essas ações de combate poderão acontecer durante todo o ano. No entanto, ainda precisamos de políticas definitivas de combate e fiscalização, para impedir que o nosso Pantanal e outras áreas do ecossistema sul-mato-grossense sejam afetadas ou até destruídas pelo fogo”, ressaltou o deputado progressista.