Prefeitura inicia obras de revitalização da Julio de Castilho que deve durar 14 meses
CidadeOrçada em R$ 18 milhões, a obra de revitalização da avenida Júlio de Castilho começa amanhã.
A obra foi discutida em rodada de reuniões com o comerciante. A obra deverá ser concluída em 14 meses. Para causar o menor impacto possível, a via será dividida em 10 trechos e as equipes atuarão no sentido bairro/centro. Atualmente a avenida é o terceiro maior corredor de transporte coletivo da cidade, transportando aproximadamente 600 mil passageiros/mês e beneficiando uma população diretamente atendida de 120 mil pessoas. O primeiro trecho a ser interditado fica entre a Rua Timóteo e a Avenida Duque de Caxias. O projeto desenvolvido pela Prefeitura prevê intervenções que vão desde a criação de duas faixas de rolamento, incluindo faixa preferencial para o transporte público e a implantação de canteiros centrais e manutenção de canteiros existentes. Acabam as conversões à esquerda com a via recebendo laços de quadra. Com o fim das rotatórias, serão instalados 7 conjuntos semafóricos sincronizados com a chamada onda verde.
Com a revitalização, a Júlio de Castilho passará a contar com soluções de acessibilidade com a execução de 13,6 quilômetros de calçadas com piso tátil e organização visual ao longo das calçadas, por meio de paginação personalizada de faixa de dois metros, distribuição de mobiliário e rebaixamentos de meio fio com rampas nas travessias e pontos de ônibus padronizados. Serão instalados 38 abrigos em paradas de ônibus.
No aspecto paisagístico, a via passará por mudança na iluminação, reestruturação de duas praças e criação de 10 largos com áreas sombreadas para descanso. A via receberá uma nova arborização, com o plantio de mudas de árvores ao longo de toda a avenida.
As mudanças vão contribuir para que a Avenida Julio de Castilho complete a integração do complexo viário da região oeste da cidade, o que irá garantir melhor integração da malha viária e do sistema de transporte coletivo. Tudo isso irá oferecer agilidade a partir da racionalidade no sistema viário, além de conforto e segurança à população usuária.
Uma equipe da prefeitura promoveu cinco reuniões em diferentes pontos da via, durante as quais foram prestados todos os esclarecimentos e dirimidas as dúvidas relacionada ao projeto. Nelsinho fez questão de comparecer a todos os encontros, atitude que configura transparência na execução da obra e respeito àqueles que dependem da avenida para seus deslocamentos diários.
Revitalização - A Avenida Júlio de Castilho caracteriza-se como uma das principais vias de acesso a diversos bairros densamente povoados da região oeste de Campo Grande. Possui, ao longo de seu traçado, larguras variadas decorrentes do alinhamento predial irregular, situação que gera vários problemas relacionados à circulação, conforto e segurança na via. A avenida e ruas adjacentes contam ainda com drenagem incompatível e insuficiente. O projeto de revitalização da Avenida Júlio de Castilho vai solucionar essas questões com a reestruturação de 6,8 quilômetros de via com 3,3 quilômetros de drenagem de águas pluviais e mais 9,7 quilômetros nas ruas vizinhas, promovendo a readequação do sistema de drenagem. As mudanças irão resultar em um melhor funcionamento e fluidez no trânsito, dando maior segurança ao pedestre e ao ciclista, trazendo qualidade de uso da via e melhor mobilidade urbana.