Assessoria de Comunicação | 29 de julho de 2020 - 16h39

Fiems doa 1,5 mil máscaras e álcool 70ºGL para serem distribuídos aos indígenas de Aquidauana

As máscaras foram entregues nesta terça-feira (28/07) pelo representante da Associação Indígena Kopenati, Inácio Cavana, para as lideranças indígenas da aldeia de Taunay

SOLIDARIEDADE
Em mais uma ação de apoio ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) em Mato Grosso do Sul, o Sistema Fiems, por meio do Sesi e Senai, doou 1,5 mil máscaras de tecido e 50 litros de álcool 70ºGL para a Associação Indígena Kopenati Urbana - (Foto: Divulgação/Fiems)

Em mais uma ação de apoio ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) em Mato Grosso do Sul, o Sistema Fiems, por meio do Sesi e Senai, doou 1,5 mil máscaras de tecido e 50 litros de álcool 70ºGL para a Associação Indígena Kopenati Urbana distribuir para os indígenas do município de Aquidauana.

As máscaras foram entregues nesta terça-feira (28/07) pelo representante da Associação Indígena Kopenati, Inácio Cavana, para as lideranças indígenas da aldeia de Taunay. Diferentes estudos demonstram como os povos indígenas são mais vulneráveis a epidemias em função de condições sociais, econômicas e de saúde piores do que as dos não indígenas, o que amplifica o potencial de disseminação de doenças.

Ao longo da pandemia, o Sistema Fiems já doou mais de 330 mil máscaras, sendo 70 mil delas somente em Campo Grande e 260 mil nos municípios de Mato Grosso do Sul. “Nós entendemos que a sociedade como um todo, incluindo brancos, negros, asiáticos e indígenas, precisa de proteção e as máscaras, assim como a higienização das mãos, são as armas que temos para usar no combate à Covi-19”, declarou o presidente da Fiems, Sérgio Longen.

Entrga dos kits

Ele completa que, nesse sentido, o Sistema Fiems e as indústrias estão fazendo o possível para ajudar a amenizar os efeitos dessa doença em Mato Grosso do Sul. “Por meio do Sesi e do Senai, temos disponibilizados consultorias na elaboração dos protocolos de biossegurança para que as empresas possam funcionar e, por outro, estamos doando máscaras e álcool 70ºGL para os industriários e também para a população em geral. Porém, não adianta nada a gente fazer esse esforço para distribuir as máscaras, se as pessoas não usarem, por isso, há a necessidade da conscientização de todos”, finalizou.

De março para cá, além da distribuição de 330 mil máscaras em todas as regiões do Estado, o Sistema Fiems tem produzido e doado álcool 70ºGL, consertado respiradores hospitalares e produzido faceshields para doar às unidades de saúde. O diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, destacou que, além da pandemia, a instituição mantém um trabalho contínuo de apoio às comunidades indígenas do Estado.

“No ano passado, direcionamos uma unidade móvel do Senai para o município de Coronel Sapucaia, que levou qualificação técnica aos moradores da Aldeia Taquaperi, contribuindo para que estas pessoas busquem oportunidades no mercado de trabalho e fomentando a economia do nosso Estado como um todo”, exemplificou Rodolpho Mangialardo.

O representante da Associação Indígena Kopenati, Inácio Cavana, conta que os povos indígenas de Aquidauana têm enfrentado dificuldades para ter acesso às máscaras e álcool. “Estamos auxiliando as lideranças indígenas locais na busca por doações de máscaras e outros itens de proteção, como álcool e sabão. O vírus começou a ser disseminado nas aldeias e estas máscaras serão uma ajuda muito grande, porque não vai resolver, mas pode amenizar o problema. Quanto mais gente usar, melhor”, concluiu. 

A Indústria continua por você!

Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao novo coronavírus (Covid-19) na página especial do Sistema Fiems