Mireli Obando | 20 de julho de 2020 - 10h52

Mesmo com medidas rigorosas, Campo Grande fica abaixo dos 50% em isolamento social no fim de semana

MS está na lista dos oito estados com maior alta de mortes por Covid

DESEMPENHO
Nas últimas 24 horas houve aumento de 234 testes positivos e 6 novos óbitos foram computados pela Secretaria de Estado de Saúde - (Foto: Reprodução)

Mesmo com as novas medidas restritivas e o não funcionamento de atividades não essenciais no final de semana, Campo Grande elevou em apenas 3,5% o índice de isolamento social comparado ao anterior, conforme monitoramento de dados na Superintendência de Gestão da Informação (SGI). A taxa do sábado foi de 46% e de 49,3% no domingo. O índice é bem abaixo do recomendado 70%. São Gabriel do Oeste, a 117 km de Campo Grande, foi o município líder com 74,3% da população em casa.

Nos sábados e domingos, está determinado a paralisação de todas as atividades econômicas e sociais não essenciais até o dia 31 de julho de 2020. Não se aplicam as medidas aos serviços de assistência à saúde, incluindo atividades da atenção primária a saúde e serviços médicos e hospitalares; farmácias e drogarias; hipermercados, supermercados, mercados, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, quitandas, centros de abastecimento de alimentos; serviços de infraestrutura, tais como fornecimento de água, esgoto, energia elétrica, distribuição de gás, telefonia e internet; atividades relacionadas à cadeia de resíduos; postos de combustíveis e serviços de apoio em rodovias; atendimento médico veterinário; serviços de entregas (delivery) e de segurança particular; serviços funerários; serviços de hospedagem e ações de fiscalização e exercício do poder de polícia em geral. Está proibida ainda a consumação nos locais.

Nos dez municípios com maior incidência de casos confirmados da doença o comportamento da população neste domingo foi: Guia Lopes da Laguna (48,2%), Douradina (60,9%), Juti (57,5%), Dourados (52,7%), Bataguassu (52,7%), Vicentina (46%), Fatima do Sul (46,4%), Rio Brilhante (49,7%), São Gabriel do Oeste (74,3%) e Chapadão do Sul (46,2%).

No comparativo com os mesmos dias do mês de julho, as taxas foram as melhores registradas no mês. Vale lembrar que o Estado está entre as oito unidades da federação com maior alta de mortes em decorrência da Covid-19. Nas últimas 24 horas houve aumento de 234 testes positivos e 6 novos óbitos foram computados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).